Além do Segredo


The Secreta
(título original). Li sobre o assunto pela primeira vez através de um livro escrito por Esther&Jerry Hicks (2006) entitulado A Lei Universal da Atração: aprendendo a conquistar o que você deseja, autores também de: Peça e será Atendido.
Realmente o me chamou a atenção, porém assustei-me por se tratar de um livro espírita. Não pretendo fazer nenhuma discussão religiosa, apenas deixar claro minha posição quanto às minhas crenças: sou cristã, creio num único Deus vivo e sigo o evangelho. O que não impede de apreciar e criticar outras obras e tirar as minha conclusões a respeito do assunto.
A Lei da Atração afirma que "coisas e vibrações semelhantes se atraem" e comprrender o que é esta Lei e como ela funciona é essencial para uma vida cheia de alegria e realizações. Segundo os autores, é a Lei mais poderosa do Universo onde tudo o que acontecesse na nossa vida e o que nos cercam é afetado por ela. o Segredo está na maneira como pensamos e agimos, somos seres feitos de uma energia e funcionamos como uma torre de vibrações e emanamos essa energia para o Universo através dos nossos pensamentos. Se esta energia for negativa, atraimos experiências negativas, se for positiva, atrairemos situações positivas. o problema é ela nos reponsabiliza por tudo o que acontece na nossa vida, seja bom ou ruim, porque a lei não julga, apenas traz para a sua realida aquilo que você mais pensa. por isso devemos evitar pensamentos negativos que nos conduzirão a sentimentos negativos como raiva, dor, angústia, depressão. Os nossos sentimentos indicam quando não estamos tenso bons pensamentos.
Os nossos pensam,entos são como um ímã atraindo a essência daquilo que estamos sentindo ou daquilo qque estamos pensando. Ou seja, se está se sentindo pobre, não poderá atrair a riqueza, nem a prosperidaSe está se sentindo triste, não poderá atrair a alegria e assim por diante.
Em "Os Segredos da Mente Milionária", Eker (2006), revelou esse segredo de uma maneira diferente, mas compreendeu esta Lei Universal e a ensina para as pessoas alcançarem riqueza. O autor não citou nenhuma vez que se trata de O Segredo, esta é uma conclusão minha. Porque antes de falar de seus arquivos de riqueza, primeiro fala da importância de trocar nossas raízes para gerar bons frutos, ou seja de cuidar do nosso interior, da nossa mente, das nossas emoções, do nosso espírito e do nosso físico. Ao respeitarmos as leis da natureza, a vida fluirá suavemente, afirma. Ao contrário, o viver torna-se difícil. Sugere então, que se as pessoas querem ser bem-sucedidas e milionárias primeiro devem mudar a sua maneira de pensar e agir com relaçào ao dinheiro, mas que isso também pode ser aplicado em qualquer área da nossa vida. Assim devemos nos livrar de raízes e pensamentos negativos porque aquilo que colhemos é o resultado do que pensamos e fazemos ( a lei da semeadura). "Vivemos num mundo de causa e efeito" - colhemos o que plantamos e a maneira como pensamos e agimos a respeito das coisa também interferem nos nossos resultados, por issoalerta que se queremos obtrter resultados diferentes daqueles que estamos obtendo até agora, temos que estar dispostos a mudar a nossa maneira de pensar e agir" e conclui: Pensamentos conduzem a sentimentos, os sentimentos conduzem às ações e essas ações aos resultados. (Eker, 2006, p. 22) tem uma maneira bem semelhante de explicar como a lei da atração funciona porque dependendo da qualidade dos nossos pensamentos da maneira que pensamos sobre tudo que nos cerca, esses pensamentos nos levarão a ter determinadas emoções que converteremos em determinadas reações e por fim obteremos determinados resultados. Positivos ou negativos, tudo de penderá da maneira como pensamos.
Gungor (2007) expressa de maneira simples que a lei da atração nos confere o poder de atrair tudo o que acontece na nossa vida, ou seja, os nossos pensamentos funcionam como um ímã, atraindpo e materializando conteúdos em nossas vidas. Assim "o que pensa um homem em seu coração, então isto ele é", referente à passagem bíblica em Corínthios 3: 21,22. É notório que o mesmo ensinamento nos é dado através da Palavra de Deus, que nada mais são que os pensamentos de Deus, é também neste sentido que o autor relata no seu livro "Muito Além do Segredo". E há realmente muita semelhança entre aquilo que nos é ensinado por Deus na Bíblia Sagrada e o que diz este suposto Segredo, que para muitos não é tão segredo assim. Mas que compreendê-lo pode transformar a vida das pessoas. Ir além do que é exposto no documentário de Ronda Byrne. Ali é como se os seres humanos fossem os deuses e de que não houvesse nenhuma força maior, coloca o nosso Universo, que traduzo em Deus, como nosso servo ""peça tudo o que quiser e lhe será concedido", como os gêneos das lãmpadas mágicas. Deus tambem revela este segredo dizendo que temos poder nas palavras, isto significa que nos tornamos aquilo que pensamos ser, então nossos pensamentos são importantes. A lei funciona porque Deus permitiu e quer que seja assim. É uma Lei Universal porque foi concedida por Ele, independente de merecermos, pensamos, falamos e colhemos esses resultados. Tudo acontece por meio de imagens mentais. Primeiro pensamos, depois imaginamos, visualizamos e quanto mais real é esta imagem, mais rapidamente atraimos para nossa realidade. É esta a visão do autor e esta também é a minha. Sabemos que a Lei funciona, como a lei da semeadura: colhemos o que plantamos. Basta observar os fatos e isto pode ser comprovado. Quem doa recebe, quem ama é amado, quem admira é admirado, quem sorri se alegra, quem espera o melhor recebe o melhor e, o mesmo vale para coisas negativas.
Mas administrar os nossos pensamentos é difícil, porque não paramos de pensar. Então, as nossas emoções são um termômetro para nossos pensamentos. Se aquilo que estamos sentindo é ruim, significa que temos que mudar os nossos pensamentos. Se sentimos alegria é sinal que estamos em harmonia com os nossos pensamentos. Porque é muito masi fácil prestar atenção no que estamos sentindo do que ficar o tempo todo controlando nossos pensamentos.
O pensamento é então, o poder criativo, somos criativos porque pensamos, quando paramos de pensar deixamos de criar. E resumidamente: os semelhantes se atraem pelo poder que emanam de seus pensamentos. Os pensamentos conduzem a sentimentos que conduzem a ações que geram os resultados. Pensamentos positivos atraem pessoas e situações positivas, pensamentos negativos atraem pessoas e situações negativas. Somos aquilo que pensamos ser, as palavras e o pensamento tem poder. A Lei funciona para todo mundo independente de conhecê-la ou compreendê-la. Seja grato a tudo que tem e lhe será concedido mais, doe para depois receber, não espere receber para depois dar, se alguma situação não lhe agrada, evite falar e reclamar porque senão irá atrair mais situações ruins. Procure pensar nos seus projetos, nos seus planos, naquilo que lhe causa alegria, pense na abubdância, não na escassez. Pense na fartura, não na miséria. Lute pela Paz, não contra a guerra, lute pelo amor não contra a violência... Assim funciona a Lei: agradecer, esvaziar-se de sentimentos ruins (falta de perdão, ódio, rancor, mágoas), dar para depois receber, amar-se (amor próprio, auto-estima, auto-conhecimento) e, então amar o próximo como a si mesmo. Há falta de amor no mundo (Deus é Amor e nos ensinou a amar). É necessário compreender que primeiro devemos buscar estas riquezas dentro de cada um de nós e, então estas riquezas se tornarão realidade no nosso exterior (limpe o interior do copo para que então o exterior também se torne limpo, era disso que Jesus estava falando, este é o segredo, o grande segredo). E este não foi guardado a sete chaves, todo mundo sabe onde encontrá-lo, mas poucos buscam esse conhecimento. E a vida em abundância que Jesus também falou é esta: tudo nos foi concedido, basta acreditar. Porque se acreditar, tudo que pedirem em oração, receberás e a oração acontece no nível do pensamento, se vier do seu coração chegará ao trono de Deus. E acreditando que já recebeu, a fé decidida, se materializa porque lhe será concedido oportunidades para alcançar aquilo que deseja o seu coração. Cabe a você fazer a sua parte. "A capacidade criativa foi colocada em nossas almas pelo Criador em pessoa" (Ef 6:11, Atos 10:38, Lucas 13:16, João 13:27).

Comentários