Em Busca Da Felicidade

Aonde está "essa tal felicidade"?

Quantas vezes não nos perguntamos: aonde está a felicidade?
Quantas vezes já não ouvi alguém dizer:
"Até hoje nunca fui feliz"
Por quê?
Qual a razão de não nos sentirmos felizes? Qual a razão de estarmos sempre em busca de algo na ilusão de encontrarmos "essa tal felicidade"? Parece que ela se encontra numa terra muito distante, inacessível, fora do alcance de nossas mãos, não é mesmo?
"Por que estás abatida oh minhálma e por que te perturbas em mim?
Foi esta pergunta que o rei Davi fez para a sua alma, num momento de aflição, de angústia e de profunda tristeza. Não compreendendo a razão de tamanho descontentamento.
Por quê? Qual a razão?
Aparentemente parece que tudo está bem, mas nada parece me consolar, nada parece me animar... o que está acontecendo comigo? Já não se fez esta pergunta?
De onde vem tanta amargura, tanta inquietação?
Eu não queria ser assim, meu maior desejo é SER FELIZ.

Mas tenho te procurado, oh felicidade, aonde tu estás?
Pensei que estivesse nas conquistas desta vida. Acho que encontrarei logo ali, quando conseguir aquele emprego dos meus sonhos, ou talvez quando alcançar aquele cargo que tanto sonho.
Já sei: posso encontrá-la quando me casar, quando Deus me der aquele casamento!
É sim, posso encontrar a felicidade noutra pessoa, certamente me completará e então, serei feliz.
O casamento veio, ah que pessoa feliz que sou!
De repente não era aquilo que esperava, percebi que era muita responsabilidade, não era bem isso que queria... ah senhora felicidade, aonde tu estás?
Vieram as responsabilidades, os filhos, já não me sinto tão feliz, o sonho virou pesadelo.
Aonde está o senhora felicidade?
Quem sabe encontrarei quando me estabilizar na vida. Preciso ganhar mais dinheiro, não consigo ter tudo que queria, vou me esforçar e com certeza, vou  conseguir aquela promoção.
Passarei a ganhar mais e poderei dar mais conforto pra minha família.
Oh, aleluia!
Consegui a promoção que tanto queria!
Serei chefe agora, quero ver alguém pisar em mim. Vou mandar naquela gente que me humilhava.
Ah, foram muitas humilhações, tive que engolir muito sapo!
Agora vão ver!
"Por que estás abatida oh minh`alma? Por que te perturbas em mim?"
Daonde vem essas lágrimas, de onde vem esse choro?
Porque não estou satisfeito com tudo que consegui?
Tenho uma família, tenho o emprego que sonhava, eu consegui!
Por que alma minha, por que se abate?
Por que ainda não consigo sentir "essa tal felicidade"?

Talvez ela seja mesmo algo inatingível!
É isso: é impossível atingí-la.
Ah.. cheguei a uma conclusão:
"na vida não existe felicidade somente momentos alegres"...

Eureca!  Vou me contentar com esta descoberta!
A vida é assim mesmo, injusta, estamos sempre buscando algo, e quando encontramos, a alegria passa tão depressa que é impossível ser feliz!

Na Escritura Sagrada, em Isaías 55, a partir do versículo 1, encontramos:
"Escutem, os que têm sede:
venham beber água!
Venham, os que não têm dinheiro:
compram comida e comam!
Venham e comprem leite e vinho,
que tudo é de graça.
Por que vocês gastam dinheiro
com o que não é comida?
Por que gastam o seu salário
com coisas que não matam a fome?
Se ouvirem e fizerem o que ordeno,
vocês comerão do melhor alimento,
terão comidas gostosas."

Vamos entender esta passagem. Nesse texto do profeta Isaías, 
Deus faz um convite aos homens:
Venham todos que têm sede, comprem comida, bebida e alegria de graça.
Escutem! Por que gastam dinheiro com coisas que
não poderão dar aquilo que só Deus poderá lhes dar?
Por que buscam tanto as coisas materiais e se esquecem
das espirituais? Por que se preocupam tanto com o alimento
e com a bebida, com as vestes e outras coisas mais a ponto
de se esquecerem quem são?
Por que buscam alegria e felicidade aonde não podem encontrar?
Eu Sou o alimento que vocês precisam, tenho o leite, que representa
as necessidades materiais e espiriuais, e também o vinho, que é a alegria.

As pessoas estão constantemente muito ocupadas para satisfazer
as necessidades materiais: roupas, sapatos, casa, carro...
Estão sempre muito ocupadas com as conquistas desta vida.
E esquecem-se de Deus.
Fazem de tudo para alcançar sucesso, poder, fama tc.
Na ilusão de que são estas coisas que podem dar a tão sonhada "felicidade".
A mídia apresenta a felicidade comparada a uma pessoa que consegue
satisfazer todas essas necessidades materiais:
Só pode ser feliz a pessoa que tem uma casa grande e luxuosa,
que tem bens materiais, que pode fazer viagens e desfrutar de
todos os prazeres da vida, que tem fama e tudo o  mais.
Sucesso é comparado a "ter dinheiro".
Ter sucesso não é ter dinheiro, ter suceso é alcançar um objetivo.
Sem isso, o homem não pode ser feliz.
Mas a grande decepção vem quando toda vez que você
alcança um patamar maior, a felicidade sempre está noutro
estágio... nunca na posição que você se encontra.
Quando muito não pensamos que a felicidade estava numa situação do passado.
Resumindo: nunca está no presente.
Ou no futuro ou no passado.
O homem nunca fica satisfeito com nada do que conquista, com nada do que alcança...
Há sempre algo pra ser conquistado, alcançado... e a felicidade?

Essa é uma grande ilusão...

No versículo 5 do referido texto de Isaías está escrito:
"Escutem-me e venham a mim,
prestem atenção e terão uma nova vida...
(6)... Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo;
orem ao Senhor enquanto ele está perto."

O homem se preocupa muito com as necessidades
materiais e se esquece da necessidades espirituais.
Nisso fez alusão também o SENHOR Jesus em Mateus 06:25-34
Jesus deixa claro que não devemos nos preocupar com a
comida e  bebida, nem com a roupa que vamos vestir mas,
que devemos em primeiro lugar buscar o Reino de Deus
e a sua justiça e "todas essas coisas vos serão acrescentadas".


Jesus estava dizendo que é essencial e vital ao homem saber quem é Deus,
o que ele quer de nós e quem somos. Se soubermos quem somos,
então todas essas coisas materiais serão acrescentadas na nossa vida.


Mas a busca do homem tem sido somente de riquezas materiais.
Riquezas que podem se deteriorar, que podem se perder...
Jó perdeu tudo o que tinha, mas assim ele se expressou, entendendo
que as riquezas este mundo são passageiras, mas as riquezas de Deus são eternas:
"Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou;
louvado seja seu nome!" Jó 1:21


A pessoa que não compreende as coisas espirituais, se sofre
uma grande perda na vida, em termos financeiros, quer se matar.
Acha que tudo está perdido, que não poderá mais se reconstruir,
que nada mais faz sentido.
Mas a pessoa que é firmada em Deus, que tem as riquezas de Deus
no seu interior,  sabe quem ela é que poderá conquistar
tudo de novo.
O homem pode conquistar bens porque seus valores
e suas riquezas não estão nas coisas que ele tem
mas no que ele é em seu interior.
O seu valor ninguém pode tirar.
Não são as quantidades de bens que você tem que diz quem você é.


Repito:
Você é aquilo que está em seu interior.
A verdadeira riqueza do homem está num lugar aonde
nenhuma traça ou ferrugem poderá corroer: dentro de você.
Toda pessoa que age com integridade e honestidade sempre
terá oportunidade para crescer na vida.


Ninguém pode tirar de você aquilo que você é, o seu valor.
Ainda que a vida tenha te maltratado, te machucado, pisado em você,
te jogado na lama... o seu valor ninguém pode tirar.
Porque está dentro de você.. valorize-se... VOCÊ TEM VALOR!


Os conhecimentos que adquire, seus valores, seus ideais...
aí estão as suas riquezas... se souber aproveitar todas
essas riquezas que são espirituais, não visíveis aparentemente,
então, todas as riquezas materiais lhe serão acrescentadas.


Uma reflexão sobre o trabalho:
O que você pensa sobre o trabalho?
Que relação você faz sobre o trabalho e o dinheiro?
Qual o significado de ambos pra você?
Na próxima postagem quero falar, especificamente sobre
este tema: trabalhoXdinheiro...


Quanto à felicidade, faço a mesma alusão, a felicidade
está em aceitar quem somos, estar satisfeitos com nossas conquistas,
viver o dia presente, olhar pra nossa volta e valorizar tudo que já temos.
Sem deixar de desejar novas conquistas.


Pelo contrário... a ambição sadia nos motiva, nos impulsiona pra seguirmos em frente.
Mas se a gente não conseguir ou se não sair como o esperado, não se preocupe:
Deus tem o melhor pra você, espere que "dias melhores virão".
O passado não pode melhor que o seu presente.
O seu futuro, é incerto, sabemos disso, mas lembre-se que o
seu futuro pra ser bom, depende do teu presente que deve ser maravilhoso...
Alegre-se ainda hoje, pra que esperar mais?

"Somente em Deus encontro paz e nele ponho a minha esperança. Somente ele é a rocha que  me salva; ele é o meu protetor, e eu não serei abalado" Sl 62:5,6

Comentários