O Caminho da Felicidade







O Caminho Da Felicidade



Numa postagem anterior fiz a seguinte pergunta: aonde está essa tal felicidade?
Será que a felicidade está em algum lugar?
Salomão também se fez esta pergunta e em Eclesiaste capítulos 1 e 2, ele descreve os caminhos percorridos a fim de encontrar "essa tal felicidade". Então o Sábio Salomão que, segundo a Bíblia, não houve homem mais rico e mais sábio do que ele, chegou a algumas conclusões:
- De que a vida é uma ilusão: as pessoas gastam a vida trabalhando, se esforçando e no final é só cansaço. O mundo sempre continua o mesmo e o que aconteceu antes irá acontecer outra vez. Achamos que algo nunca aconteceu, que é inédito, mas ele diz: Não, ninguém lembra do que aconteceu no passado, mas tudo já aconteceu antes e tornará a acontecer outra vez.
- Ele disse que resolveu examinar e estudar todas as coisas que acontecem nesse mundo e viu que este é um serviço muito cansativo também. Segundo ele, fazer isso é como correr atrás do vento: quanto mais sábio mais aborrecimento e sofrimento.
- Resolveu buscar a felicidade nos prazeres da vida: descobriu que também é uma ilusão. A felicidade não está nos prazeres da vida. Buscou na bebida uma maneira de se alegrar e se divertir, mas também viu que era ilusão.
- Realizou e construiu grandes obras, comprou tudo o que o dinheiro podia comprar. Ajuntou prata, ouro, gados, plantações, contratou pessoas para fazê-lo rir e se divertir, teve todas as mulheres que um homem podia desejar, não se negou a nenhum tipo de prazer. Também viu que tudo isso era ilusão, era como correr atrás do vento.
Salomão sentia-se feliz com o trabalho que realizava, essa era a sua recompensa, mas pensando bem em todas essas coisas concluiu que a sabedoria é melhor do que a tolice e que a luz é melhor que a escuridão. Porque os sábios podem ver pra onde estão indo, já os tolos andam na escuridão, porém ambos morrem. Então, no fim das contas, o que ele ganhou? "Não ganhei nada!" diz ele.... todos morremos e quando pensou nisso ficou sobremodo aborrecido. "Todo esse tempo corri atrás do vento", analisou bem Salomão.
É tudo ilusão, dizia... trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que ganhamos? Só desgostos e preocupações. Não descansamos nem de noite nem de dia.
Salomão chegou a conclusão de que a melhor coisa que alguém pode fazer na vida é comer, beber e se divertir com o dinheiro que ganhou, mas compreendeu que tudo isso vem de Deus. Pois como é que teríamos com o que comer e com o que nos divertir sem Deus? Se é Ele quem dá sabedoria, conhecimento e felicidade? Tudo vem de Deus.
Resumindo:
Salomão descobriu que qualquer coisa que o homem possa fazer pra buscar a felicidade será em vão, é inútil sem Deus. O homem não pode ser verdadeiramente feliz sem Deus, pois tudo vem Dele. Ao buscar dinheiro, sucesso, fama, etc o homem só se cansa porque a felicidade não está nestas coisas:
- A felicidade não está no dinheiro nem nas riquezas deste mundo;
- A felicidade não está nas aventuras amorosas;
- A felicidade não está no trabalho incessante;
- a felicidade não está na bebida, nas farras ou qualquer outro tipo de diversão que o homem possa encontrar....

Salomão teve tudo isso e descobriu que era apenas uma ilusão. É ilusão do homem achar que a verdadeira felicidade possa estar nestas coisas, pois o final de todas elas era: cansaço, aborrecimento e sofrimentos. Não conseguiu ser feliz com nada disso. Que ser feliz é estar com Deus, pois tudo vem Dele.

Então, sob à luz de Salmos 1º quero trazer para os leitores a verdadeira receita da felicidade. Quer trilhar nestes caminhos? Vamos comigo mergulhar nas entrelinhas deste maravilhoso Salmo que é o portal de outros que nos levam a descobrir o verdadeiro caminho para a felicidade. Diz assim no versículo 1:

Título: A Verdadeira Felicidade

"BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."

Vamos ver que a felicidade não é um lugar aonde você vai, mas a maneira como você caminha. Aqui encontramos três grandes verdades a respeito da felicidade:
1ª) Que somos verdadeiramente felizes pelo que não fazemos:
- somos felizes quando não andamos segundo o conselho dos ímpios;
- somos felizes quando não nos detemos no caminho dos pecadores;
- somos felizes quando não nos assentamos na roda de escarnecedores.

Vamos classificar ímpios, pecadores e escarnecedores.
Os ímpios, segundo a Bíblia, são aqueles que praticam maldades, perversidades, que tramam, armam ciladas para os justos, perseguem, os pés se apressam pra fazer maldades, enfim não têm temor de Deus e não respeitam os ensinamentos do Senhor. Não levam em conta os ensinamentos, ou seja, Deus está afastado de suas vidas;
Os pecadores são aqueles que, deliberadamente (de propósito), vivem na prática do pecado. Não querem saber de Deus. São pessoas que sabem que é errado fazer, agir daquela maneira, mas permanecem agindo da mesma forma, sem temor de Deus e das conseqüencias do erro e do engano do pecado. Pecado é tudo aquilo que o homem faz que transgride Suas leis, princípios e ensinamentos de Deus;
Escarnecedores é uma classe de pessoas que zombam de Deus e de tudo o que é sagrado.

Este primeiro livro de Salmos nos dá a verdadeira receita da felicidade.
Precisamos notar que há uma progressão daquilo que não devemos fazer:
Não andar, não se deter e não se assentar... o homem em movimento.
Andar, parar e assentar. Na medida em que o homem vai andando no pecado, detendo e se acomodando, ele vai se distanciando do caminho da verdadeira felicidade.
Vimos que a felicidade não está nas bebidas, nas farras, no dinheiro, na fama, nas conquistas amorosas, nas libertinagens etc. A felicidade não está nas taças dos prazeres da vida, nem nas delícias que o mundo oferece. O fim disso tudo é ilusão: choro, lamento, tristeza, aborreciemnto, sofrimento, infelicidade.

A Palavra de Deus diz que na medida em que evitamos esses caminhos somos felizes.
Preciso fazer uma abertura aqui sobre o engano do pecado:
O pecado começa pequeno, insignificante, vem como um banquete delicioso: é um olhar, um desejo, um gole, uma tragada, ... algo que começa pequeno e que vai tomando proporções maiores. Uma oferenda de sutil felicidade e de prazer.
O pecado promete liberdade e traz prisão, promete vida e traz morte, pois o pecado é enganoso.
Dá impressão de sucesso, de conquista, de glamour, de avanço, mas no final de tudo o pecado amarra, prende, sufoca, tortura e mata.
Ninguém ao dar a sua primeira tragada de cigarro imagina que noutro dia terá que fumar uma carteira de cigarro, depois duas e quando vê não tem mais o controle da situação. O vício toma conta da sua vida, destrói seus pulmões, acaba com sua saúde, leva embora o viço e ainda se paga pra ir por esse caminho de morte.
Nenhum jovem que aos 15 anos experimenta o primeiro gole de uma bebida alcoolica acredita que dali a alguns anos estará numa sarjeta, em bares, levando uma vida de humilhação. Ele não imaginava que um dia sua esposa ou o seu filho teria que ir buscá-lo porque estará caído, bêbado numa calçada.
O pecado inicia-se pequeno e toma proporções maiores: de um olhar, um desejo, uma paixão avassaladora, uma gravidez indesejada, uma trama, uma tragédia, um assassinato como no caso de Davi com Betseba. Um final desastroso. Certamente que Davi não imaginava que de um olhar, de um desejo, que de um ato impensado, de um minuto de prazer viria trágicas conseqüencias. Pensa-se que será somente um caso de verão, uma noite e nada mais, de repente uma paixão avassaladora, a destruição, a separação, a dor, o sofrimento. Uma paixão doentia que toma conta da pessoa, aonde ela não tem mais controle de si mesma, não age mais pela razão, fica aprisionada. A paixão desmedida aprisiona, o amor liberta. A paixão é cheia de ciúmes, é egoísta, é dolorosa... já o verdadeiro amor não, outro dia falarei deste tema. Mas voltando ao engano do pecado, ele provoca a morte física, a morte espiritual porque ele separa o homem de Deus e o pior de tudo: a morte eterna. Jesus apaga e perdoa todos os pecados, mas temos que nos arrepender e deixar o pecado. Viver no pecado é trilhar um caminho de morte.
O grande engano do pecado é que o homem pensa que tem o controle da situação, que pode parar quando quiser, que sabe o que está fazendo, mas depois descobre que se aprisionou, que se acorrentou e não tem mais domínio de si mesmo. O pecado é um perigo! Não brinque com o pecado, pois o final é choro, tristeza, lamento e morte.

Vimos que a primeira verdade sobre a felicidade é:
Somos felizes por aquilo que não fazemos.
A segunda grande verdade está no próximo versículo:
"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."

2ª) Somos felizes por aquilo que fazemos:
A palavra de Deus é rica e é uma fonte de alegria pra todo o que lê. A Palavra de Deus é mais doce do que o mel e vale mais do que o puro ouro. Ela cura, liberta, consola, exorta, edifica, transforma, limpa, purifica e santifica. Na medida em que nos deleitamos nas Escrituras Sagradas vamos descobrindo que o grande Deus Criador, o Todo-Poderoso é um Deus que se revelou ao homem.
Descobrimos que além de Deus, Ele é Pai, que se preocupa e que se importa com cada um de nós. É um Deus que provou o seu amor ao enviar o Seu Único Filho, Jesus Cristo, pra morrer por nós. Não O poupou, por amor de nós. Então, creia: Deus te ama e te ama muito, de maneira que não se pode exprimir em palavras, de tal maneira que não poupou Jesus, ele nos deu, deu o que tinha de melhor pra nos salvar e nos dar vida e vida abundante.
Você descobre que Deus tem um projeto e só pode conhecer esse projeto através da Sua Palavra. Essa revelação não é natural, não podemos descobrir o amor de Deus olhando para as estrelas do céu ou para a beleza de sua criação, isso nos mostra o Seu poder, mas o Seu amor só pode ser revelado a nós na medita em que examinamos e estudamos as Escrituras.
Quando você lê e medita descobre também que você não é uma obra do acaso:
Deus planejou você!
Deus tem um propósito e um plano exclusivo pra sua vida. Ele já te conhecia antes mesmo do seu nascimento. Deus conhece cada célula do seu corpo, seu DNA e cada detalhe da sua vida.
Deus conhece seu passado, seu presente e seu futuro.
Deus tem um projeto, um plano perfeito, bonito e glorioso na sua vida.
Meditando na Palavra de Deus descobrindo que a verdadeira felicidade está na santidade e não no pecado, que o caminho da felicidade é andar nos caminhos de Deus que são caminhos de justiça, integridade e honestidade.
Descobrimos que o verdadeiro caminho da felicidade está na purificação do nosso coração nos despojando de toda maldade, imundícia, de todo sentimento negativo: ira, raiva, inveja, cobiça, ciúmes e de tudo que não provém de Deus. Que a purificação nos dá felicidade e não a impureza.
Na medida em que vamos lendo as escrituras, essa Palavra vai falando com a gente e nos dá um novo coração, um novo pensamento, uma nova vida, uma nova maneira de pensar e agir e uma felicidade nunca antes imaginada. 
A Palavra de Deus vai nos enriquecendo, nos fortalecendo, vai nos amadurecendo e nos levando para uma vida plena, abundante e feliz.

E finalmente, a verdadeira felicidade é encontrada por aquilo que somos.

3 ª) Somos felizes por aquilo que somos
Se você não seguir o caminho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores, nem se assentar na roda dos escarnecedores e meditar na Lei, na Palavra de Deus, finalmente "será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação certa, e cujas folhas não caem, e tudo o que fizer prosperará."

Aqui está a verdadeira receita do sucesso e da felicidade:

TUDO O QUE VOCÊ FIZER VAI DAR CERTO
Você estará plantado junto à fonte de águas vivas, sua raiz será profunda, nad poderá te tirar da presença de Deus. Enxertado em Jesus ainda que as circunstâncias estiverem desfavoráveis, ainda que haja seca, você dará fruto, sua folhas permancerão verdes, com viço e beleza. Você continuará dando frutos.
Plantados junto à fonte poderá passar por provações, lutas, tempestades, mas voc~e se manterá de pé, firme e não perderá o ser vigor.

Tudo vai dar certo na sua vida, você será bem sucedido e feliz, muito feliz. Você terá uma felicidade absoluta, extrema, a qual jamais experimentou antes.
Tudo o que você fizer vai dar certo porque você amou a verdade, evitou o pecado e limpou seu coração. Então as bênçãos de Deus te alcançarão porque sua vida estará focada e centrada na Pessoa de Deus.
Este é o verdadeiro caminho da felicidade.


SUCESSO É SER FELIZ.......



Comentários