Passos para o Sucesso








Iniciei este blog inspirada pelo desejo forte de vencer na vida e também poder ajudar as demais pessoas a vencerem. O nome "Psicologia do Sucesso- Aplicações Práticas" veio da descoberta de que tudo na vida depende das nossas escolhas e atitudes, ou seja, se você deseja obter um resultado diferente na sua vida deve fazer algo que nunca fez. Colher resultados diferentes depende de fazer escolhas diferentes e agir de maneira diferente, pois se continuar fazendo o que sempre fez, continuará colhendo o que sempre colheu.

Precisamos entender uma coisa: o nosso pensamento é poderoso e agimos segundo aquilo que acreditamos. Se estamos agindo de uma determinada maneira e não estamos conseguindo o sucesso que gostaríamos significa que há alguma crença errada embutida na nossa mente. E para mudar essa crença, precisamos mudar nossos pensamentos a respeito daquele assunto para obtermos hábitos saudáveis que nos levarão rumo à vitória.

Aprendi que PENSAMENTOS conduzem a SENTIMENTOS e SENTIMENTOS conduzem a AÇÕES. Descrevi isto em uma postagem anterior. Mas descobri também que nós podemos mudar nossos pensamentos para agirmos da maneira correta. É preciso uma mudança de hábito, ou seja, na maneira de agir e pensar a respeito daquela área, na qual não estamos conseguindo obter êxito.

Se for na área financeira, por exemplo, eu preciso aprender a pensar corretamente sobre o dinheiro e como funciona as leis e princípios sobre prosperidade financeira. Se na minha mente estiver embutida uma crença errrada a respeito do dinheiro nunca vou conseguir prosperar, porque o ser humano sempre age de acordo com suas crenças mesmo de maneira inconsciente. Podemos aprender a prosperar, a vencer e a ser um sucesso na vida. Isto leva um tempo, mas se agirmos no intuito de conseguir este objetivo certamente venceremos.

Se na minha crença, se no meu mundo interior estiver embutida uma crença de que ganhar dinheiro é sempre muito difícil e penoso e que não mereço ter tanto dinheiro, pois o "dinheiro é a raiz de todos os males", então nunca terei dinheiro porque dentro de mim haverá um comando me dizendo que não devo ter tanto dinheiro e estarei sempre vivendo apuros financeiros e jogando dinheiro fora. Porque há uma crença na minha mente de que "ter dinheiro faz mal".

Mas existe uma maneira de mudarmos nossas crenças. O primeiro passo é descobrir que algo está errado e que precisa ser mudado. Se você se conscientizar disso e estiver aberto para receber novas informações e fazer o que for preciso pra mudar, o que você plantar na sua mente colherá.

Precisamos entender que a nossa mente é um terreno que frutifica, dá frutos segundo o que plantamos através das nossas palavras, daquilo que ouvimos e vemos. Tudo que entra pelos nossos sentidos seja visão, audição ou percepção fica gravado no nosso subconsciente e vamos agir segundo essa crença. Quando vivemos constantemente uma determinada situação sempre acontecerá da mesma forma e sempre que aquela situação voltar agiremos da mesma forma porque isto está enraizado na nossa mente. É a nossa fé.

A palavra é muito poderosa e aquilo que ouvimos constantemente se torna uma crença e vamos agir segundo essa crença. Se você vive dizendo que nada dá certo na sua vida, que tudo está ruim, que nada presta, que no mundo há só tristezas, que você nunca foi feliz nem nunca será, e pra todo lado que você olha só enxerga as coisas negativas, é isso mesmo que você sempre vai colher na vida: sofrimentos, dores e infelicidade.
Pra mudar seus pensamentos você precisa mudar de maneira consciente as sua palavras e começar a enxergar o lado bom das coisas. Aquilo que você foca vai aumentar na sua vida.

Primeiro Passo: CONSCIENTIZAÇÃO

O primeiro passo é descobrir que os seus pensamentos estão fazendo você agir da maneira como age e faz você colher os resultados que vem colhendo.
Os resultados vamos chamar de frutos. Que frutos está colhendo na vida financeira? Que frutos está colhendo na vida profissional? Que frutos está colhendo na vida amorosa? Que frutos está colhendo na vida social e familiar? "Examine-se, pois o homem a si mesmo".

Aonde está a causa da sua infelicidade? Aonde está a raiz da sua amargura?
Analise bem sua vida como um todo.
Que área precisa ser mudada?
Você precisa mudar a crença interior a respeito deste assunto.

Segundo Passo: VALORIZE-SE
A autovalorização é muito importante. Jesus nos deixou um mandamento que se compreendermos o seu significado toda a Lei será cumprida porque tudo se resume no seguinte:
"Amar a Deus acima de todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo"

Não podemos amar a Deus que não vemos se não amarmos os nossos semelhantes que vemos, tão pouco poderemos amar ao próximo se não amamos a nós mesmos.
Primeiro: valorize-se, você é uma pessoa de valor. Você tem um alto valor pra Deus, Jesus pagou um alto preço para resgate de toda a humanidade. Se Deus pagou um alto preço, preço de sangue, por mim e por você, é claro que temos muito valor, independente da nossa cor, credo, raça, cultura, situação social, financeira ou qualquer outra coisa. Você não é inferior a ninguém e nem se sinta inferiorizado por ninguém. É você mesmo quem determina o seu valor.
VOCÊ MERECE SEMPRE O MELHOR... Repita isso para você mesmo, pois Deus deixou por escrito na Sua Palavra que se crermos veremos a glória de Deus e comeremos o melhor desta terra. Porque Deus te criou à imagem e semelhança Dele e para vencer todos os obstáculos e mazelas da vida. Então se você é a imagem e semelhança do Criador, você não é qualquer coisa, você nasceu pra reinar e tem direito a todas as bênçãos que Jesus conquistou na cruz do Calvário.
VOCÊ MERECE SEMPRE O MELHOR... E TUDO COOPERA PARA O SEU FAVOR.
A Bíblia diz que Deus não dorme, nem cochila. Ele está sempre trabalhando para todos os que Nele espera. Se sua confiança e esperança estiver em Deus fique sossegado e pode ter a certeza, siga nessa fé que tudo vai dar certo na sua vida.

Antes preciso fazer uma ressalva quanto ao esperar em Deus. Esperar em Deus não significa uma espera passiva. Jesus já conquistou pra nós a nossa liberdade, já conquistou o perdão dos nossos pecados, a cura das nossas dores e enfermidades. Agora cumpre a nós fazer a nossa parte: acreditar na Palavar e agir segundo essa Palavra. Você precisa determinar a sua vitória, você precisa decidir vencer e agir segundo esse propósito. Isto é tomar posse da bênção. Você tem poder e autoridade na terra e deve andar como um leão: forte, destemido e determinado. O leão quando escolhe uma presa ninguém o faz desistir, ele mira o alvo e segue sem medo. Você tem que ser assim.

Observe a passagem que encontramos nas Escrituras Sagradas nos Provérbios de Salomão no capítulo 30, versículos de 29 a 31:

"Há quatro seres vivos que, quando caminham, causam olhares de admiração: o leão, o mais forte de todos os animais, que não tem medo de nada; o bode; o galo, que anda de peito erguido; e um rei diante de seu povo".

Veja bem como é que você deve andar nesta terra para causar admiração aonde quer que você passe:
- ANDE COMO UM LEÃO: descrito acima, uma pessoa que não teme os obstáculos da vida, uma pessoa que não tem medo do novo, uma pessoa que é forte, que não se abala frente as aflições porque você sabe que o braço forte do Senhor está contigo e que irá vencer, tudo passará. Todos os problemas serão resolvidos. Tudo é passageiro, é apenas uma etapa. Então se você tem um objetivo firme em mente, não desista, aconteça o que acontecer, siga em frente. Nunca volte atrás porque Deus não se alegra com os tímidos e com aqueles que voltam atrás. Lembre-se que você é forte. Quando estiver se sentindo fraco, diga a você mesmo com voz bem alta: "EU SOU FORTE"..."EU VOU VENCER".. Porque você foi criado à imagem e semelhança de Deus e Deus é forte. Quando você  verdadeiramente crer nisso e assumir a sua identidade como Filho de Deus, do Altíssimo e Todo-Poderoso, nada vai te deter. Você será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, dará frutos na estação certa e mesmo que haja sequidão, fome ou seca você continuará dando frutos, porque suas raízes buscarão água na fonte de água viva, que é o Senhor Deus.

-ANDE COMO UM GALO: De peito erguido, ou seja, de cabeça erguida. Você não deve andar cabisbaixo, com sentimento de inferioridade, se sentindo coitadinho. Você não é um coitadinho, mas é um príncipe, uma princesa de Deus simplesmente porque está escrito na Palavra de Deus que somos seus filhos amados e que Ele é o REI da glória. Se somos filhos do Rei então, ande como um príncipe ou como uma princesa: de cabeça erguida.

-ANDE COMO UM REI: Reforçando o pensamento acima, devemos andar como um rei anda diante do seu povo: sinta-se amado e admirado. Você merece tudo do bom e do melhor. você merece conquistar, você merece a prosperidade, o sucesso, a vitória, ou seja, você merece ser plenamente feliz em todos os apectos da sua vida.
Portanto a primeira pessoa que tem que acreditar em você, é você mesmo. Deus acredita no ser humano e sempre nos dá uma nova chance. Acredite você também no seu potencial, descubra seus dons e talentos e defina um propósito na sua vida que você vai vencer.

TERCEIRO PASSO: SEJA DETERMINADO
Você precisa ter uma vida de propósitos. Quando você definir um objetivo claro na sua vida, você vai aprender a ter sucesso. Você só alcança aquilo que espera alcançar, você só pode ter aquilo que você acredita que pode ter.
Qual é o seu propósito?
O que você deseja da vida?
Já pensou nos seus objetivos? Naquilo que você gostaria de ter, ser ou estar?
Defina um objetivo, apenas um e siga em frente. Lute, aja para conquistar esse propósito.
Pra você ser bem sucedido primeiro precisa saber o que você realmente quer. O que você deseja alcançar? Isto tem que estar bem claro na sua mente. Você tem que ter uma visão daquilo que você deseja e espera.
Defina um objetivo, um propósito e dedique-se única e exclusivamente a alcançar esse proposito.
Exemplo:

Tenho o propósito de ser uma empresária bem sucedida nos negócios. Este é um objetivo amplo que poderei ir esmiuçando. Que tipo de negócio quero trabalhar? Que tipo de negócio quero abrir? O que preciso pra conseguir?
Primeiro irei fazer um plano, um planejamento, vou escrever o que eu quero. ainda é um sonho, mas eu tenho intenção de realizá-lo. Você não pode ter um sonho que não acredita que não pode alcançar, nem que não tenha a intenção de conquistar. Você tem que trazer esse sonho para a realidade e agir nesta intenção.
Se você só sonha e não faz nada, você é somente um sonhador.

SONHE, MAS NÃO SEJA UM SONHADOR
O que você está fazendo ou vai fazer para que este sonho se torne realidade?

Coloque no papel, ESCREVA. No livro do profeta Habacuque encontramos uma resposta de Deus frente a um pedido, a uma oração feita por ele. Habacuque fez um pedido a Deus, orou ao Senhor e aguardou uma resposta. Habacuque sabia que Deus é um Deus que ouve e responde as orações. Quando ele fez um pedido ele aguardou vigilante uma resposta. Veja qual foi a resposta de Deus para ele:

"Então o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, e torne-a bem legível sobre as tábuas, para que a possa ler o que passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, não tardará". Habacuque 02:2,3

Vamos entender o que o Senhor Deus está nos ensinando nesta passagem. O homem pode ter uma visão daquilo que deseja, o sonho. Tenha uma visão daquilo que você espera, que deseja alcançar. Em seguida escreve bem grande num papel e deixe-o à sua vista pra que não se esquecer. Nosso Deus é o pai do OUTDOOR... Deus estava dizendo: escreve bem grande para que até o que passe correndo possa exergar.
Esta é a intençao de um outdoor, escrever letras grandes e legíveis para que quando alguém passe até de carro, correndo, possa ler e guardar. Deus mandou o profeta fazer isso para criar fé no seu coração. Tenha a visão, escreva com letras bem grandes e legíveis de modo que possa sempre estar na sua visão.

Faça isso:
- ESCREVA O SEU SONHO com letras grandes e legíveis e deixe sempre à vista. Num lugar aonde você possa ler mesmo se passar apressadamente. Na geladeira, no espelho do seu quarto, nos umbrais da porta da sua casa. Escreve a sua visão, o seu sonho, o seu objetivo, o seu propósito.

Você precisa estar sempre lembrando a sua mente de qual é o seu verdadeiro objetivo/propósito/sonho para não se desviar dele.

Quando você manter bem firme esse propósito na sua mente, você não se esquecerá dele. Escreve aí, diz o Senhor: vai acontecer. Tudo que você escreveu, a visão, o sonho que você teve vai acontecer. Ainda não é o tempo determinado, ou seja, as coisa vão acontecendo no seu devido tempo, mas não mentirá, não falhará, vai acontecer.

Você precisa convencer-se a si mesmo de que é capaz de conseguir, que TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ"...
Aprendemos em PNL que quando guardamos algo na mente subconsciente, acontece. Pra guardar na mente subconsciente precisamos manter uma visão do que queremos, falar e pensar sobre esse sonho sempre acreditando que vai acontecer, no tempo certo, o sonho se concretizará. Não pode haver a mínima dúvida de que acontecerá aquilo que você decidiu, escreveu, sonhou: vai acontecer.
Você não pode duvidar.
Estando na sua visão, falando e determinando a sua vitória, você obterá êxito porque estando esta visão constantemente na sua mente, descerá ao seu coração e criará a FÉ... que encontramos em Hebreus capítulo 11:1

"Fé é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que não se vêem."

Vamos entender agora como é que se tem fé.
"A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus", está em Romanos 10:17

Você só pode ser uma pessoa verdadeiramente cheia de fé se ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Se ter fé em Deus é ouvir, ouvir e ouvir a Palavra, somente desta maneira é que podemos ter a verdadeira fé. O mesmo se procede quanto à fé do homem em realizar os seus sonhos: ouvindo, confessando, falando até gerar no coração a certeza de que acontecerá aquilo que ele mesmo disse. O homem tem que acreditar naquilo que ele fala para que o sonho, o objetivo se realize.
Deus nos ensina através de Sua Palavra que para termos fé precisamos:
Ler, compreender, meditar, escrever, falar e ouvir a Palavra. Aí sim teremos fé. Sem fazer isso não teremos fé, não poderemos acreditar em nada do que Deus falou na Sua Palavra.
A passagem que se encontra no capítulo de Josué no capítulo 1, complementa este entendimento. Precisamos ler, meditar, compreender, ouvir, ouvir... falando e confessando a Palavra na nossa boca.
Porque a fé só vem do ouvir. Precisamos então ouvir a Palavra.

Para o sonho acontecer na nossa vida precisamos: escrever, ler, meditar, falar e ouvir e ouvir... escreve aí:
Vai acontecer, repita pra você mesmo até você se convencer de que o seu sonho vai mesmo se realizar. Convença-se a si mesmo desta verdade.

Entenda que somos iguais a Deus porque fomos criados à Sua imagem e semelhança. Se você e eu seguirmos as instruções de Deus, que sabe tudo sobre nós, porque foi Ele quem nos criou, seremos um sucesso, diz o Senhor. Leia o capítulo de Josué que lá está a fórmula do sucesso. Você vai sempre vencer, diz o Senhor. É impossível ao homem ser um perdedor se ele seguir as instruções Daquele que é o Autor de toda a criação. Ele nos conhece melhor do que ninguém e sabe a maneira correta de vencermos na vida. A Bíblia é o manual do fabricante, se examinarmos com atenção e fizermos tudo conforme está escrito, seremos bem sucedidos e felizes na vida.

Eu já li muito livros de auto-ajuda, mas descobri que o que eu realmente precisava era de ajuda do Alto. Tudo que você vai ler ou já leu num livro de auto-ajuda, você vai encontrar na Bíblia Sagrada. Muitos autores não citam, não dizem, mas quando se ensina alguém a vencer, é impossível não ensinar os princípios cristãos. Não se pode vencer, ser feliz plenamente sem conhecer e praticar os princípios que Jesus nos ensinou.

O que encontramos nos livros que falam sobre sucesso?
Leia e verá que os princípios cristãos estão embutidos lá.
A lei da semeadura, o amor ao próximo, a autovalorização, desenvolver os dons e talentos, acreditar em si mesmo, fazer o bem, pensar no bem, livrar-se de sentimentos negativos e de toda raiz de amargura, perdoar e amar enfim.. são princípios e leis imutáveis que Deus criou e que o homem mesmo não sabendo da sua existência está debaixo desses princípios e dessas leis. Acreditando ou não, é assim que funciona o Universo.

Aprenda a ter sucesso com aquele que nos criou: O Deus Todo-Poderoso, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Confesso que inicialmente busquei conhecimento em livros de auto-ajuda, não acho ruim que a gente leia. É até bom porque vamos aprendendo mais. Escolha ler livros que irão alimentar a sua mente de forma saudável. Recomendo a leitura de alguns livros como Pense e Enriqueça de Napoleon Hill, gosto muito também dos livros de Steve Chandler e Sam Backford sobre sucesso e criação de riqueza, sempre cito o livro Os Segredos da Mente Milionária e tantos outros que ensinam sim muita coisa boa. Mas em conjunto com estas leituras, leia também a Bíblia Sagrada. Lá você encontrará verdadeiros tesouros e segredos para uma vida cheia de sucesso, alegria e felicidade. Este é o desejo do nosso Deus criador.

Em Oseias capítulo 04:6 encontramos:
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento."

Precisamos de conhecimento, precisamos nos instruir e não rejeitar o conhecimento que Deus nos deixou. A ignorância é a causa de muitas dores e sofrimentos. Não nos conhecemos, não sabemos quem verdadeiramente somos, não descobrimos nossos dons, nossos talentos, nossos objetivos, enxergamos a vida num plano muito pequeno e superficial, damos valores a coisas sem valor e não valorizamos o que verdadeiramente tem valor. Precisamos adquirir conhecimento. O conhecimento pode não evitar determinadas aflições, determinadas lutas, mas pode nos fazer fortes e inabaláveis para enfrentar todas as dificuldades e obstáculos que encontramos nesta vida. Isto é o que faz a diferença entre um ganhador e um perdedor. A maneira como reagimos frente aos problemas. Seja forte e valente, ande como um leão, lembre-se que você é filho do Rei e que se seguir as suas instruções vencerá na vida.











Comentários