Finanças À Luz Da Bíblia





O que a Bíblia diz sobre finanças?

Começa hoje uma séria de postagens sobre finanças à luz da Bíblia. Que ensinamentos e práticas podemos adotar para ter uma vida financeira mais saudável?
Pesquisas mostram que cristãos e não cristãos estam vivendo da mesma maneira: endividados e valores como integridade e honestidade estão sendo deixados de lado, por falta de conhecimento de princípios bíblicos sobre dinheiro e negócios.

O que precisamos entender é que todo princípio se não colocado em prática não serve pra nada. Por isto este Blog se chama: Aplicações Práticas Para o sucesso.







Aplique os princípios aqui aprendidos. Você não precisa mudar tudo de uma só vez, certamente não conseguirá. Mas a iluminação que você tiver da Palavra, a instrução que você receber, não demore em colocar em prática.
O quanto antes você começar, mais depressa verá os resultados.
Vou dispensar repetir o que já falei em outras postagens sobre a importância da AÇÃO.
Não adianta saber, é preciso FAZER.

Uma mudança de hábitos também na área financeira resulta de muita disciplina e uma forte decisão de querer realmente mudar. O primeiro passo é a conscientização de que, se minhas finanças estão descontroladas é porque está me faltando conhecimento. E é isso que pretendo passar aqui.

Problemas financeiros afetam a saúde como um todo. Sendo uma das principais razões de divórcios, separações, depressões, angústias e desencadeiam também uma série de outras doenças que chamamos de psicossomáticas. Lembrem-se um "abismo chama outro abismo", diz a Palavra de Deus.

Quando a parte financeira vai mal, tudo vai mal. Porque não podemos ficar em paz e tranquilos com dívidas e apuros na cabeça. Não pensem que não tive problemas financeiros, tive muitos e aprendi na dor.
Passei por um "vale" como costumamos dizer. Fui muito provada nesta área e tenho experiências que irei compartilhar com vocês para tentar ajudar em alguma coisa.

Nesta primeira postagem gostaria de falar de dois princípios Bíblicos que muitos não colocam em prática e por causa disso sempre estão endividados:

A Palavra de Deus diz em Romanos 13:8a
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

1º Princípio Financeiro:
A NINGUÉM DEVAIS COISA ALGUMA

As pessoas adquiriram o hábito de pagar tudo em prestações e a adquirir dívidas, também adquiriram o hábito de gastar. Só pensam em gastar, e gastar.
A ordem correta para o dinheiro é:
Primeiro ganhe, depois gaste.

Muitos hoje compram desordenadamente, não por necessidade, mas por impulso e por outras razões como capricho, por status, pra mostrar pros outros que pode, por vaidade, porque o outro comprou, porque é "bonito" e "saiu um novo modelo", "de outra cor", "mais moderno", "mais chic" e por aí vai.

Existem pessoas que são compulsivas e gastam devido a um descontrole emocional.
Em finanças não devemos agir pela emoção e sim pela razão.

Não dever nada a ninguém é um princípio bíblico que devemos observar e levar a sério. Devemos pensar muito bem antes de fazer qualquer prestação, antes de assumir quelquer compromisso.
Vale ressaltar que quando adotamos um planejamento financeiro, anotando todos os nossos gastos, as prioridades e etc, costumamos assumir compromissos de acordo com a nossa renda.
Mas a pessoa que não tem controle nas finanças não faz as contas, compra primeiro, pra depois ver se tem como ela pagar. Resultado: contrai dívidas e dívidas que se tornam cada vez maiores.

Jesus disse uma vez que quando vamos iniciar uma construção devemos primeiro sentar e planejar, ou passaremos vergonha ao iniciar uma obra e depois não ter como terminar.
Jesus falava de planejamento financeiro.
Primeiro devemos sentar e planejar para depois comprar qualquer coisa. Principalmente quando é um produto supérfluo, não de necessidade básica, que podemos muito bem ficar sem. Em se tratando de dívidas maiores então, o cuidado deve ser redobrado.

Em Isaías 55:2 encontramos:
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.

Aqui uma outra orientação:
Muitas pessoas gastam todo o seu dinheiro naquilo que não pode satisfazer a sua alma. Compra, compra, compra e nunca é saciada. Seus anseios, preocupações e angústias continuam.


Fica aqui esta pergunta para reflexão:

"Por que gastam dinheiro naquilo que não pode satisfazer os anseios da sua alma?


Às vezes sentimos um vazio dentro de nós e achamos que a solução será nos rodear de bens materias, que isto irá nos trazer a alegria e o conforto que precisamos. Mas aquilo que a nossa alma realmente precisa nenhum homem pode dar, nenhum recurso ou bem material pode suprir a não ser a Palavra de Deus, que é o alimento espiritual que a nossa alma precisa. Precisamos nos atentar para isso.
Todo mundo precisa de Deus!

Disse o Senhor:
"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite."
Isaías 55:1.

O vinho representa a alegria e o leite o alimento espiritual. Compre de graça, quem tem e quem não tem.
Comprai e comei todos!

Muitas vezes, o homem precisa, antes de qualquer coisa deste alimento e desta alegria que só Deus pode dar. Precisamos nos atentar pra isso.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor.
Observem este princípio, toda vez que for comprar algo pense muito bem, planeje, veja se terá condições de pagar. Conserve sua integriadade e honestidade honrando os compromissos financeiros.

Dicas:

Pegue uma caderneta e anote todas as tuas contas e gastos diários, vai anotando tudo até o que você gasta na padaria seja com um docinho, ou um sorvete ou uma bala.
É preciso ter uma idéia do quanto você gasta mensalmente e se este padrão de vida está de acordo com seus ganhos.

Priorize as contas que são essenciais:
Aluguel/Condomínio/Prestação da Casa
Água, Luz, Telefone
Alimentação: compre o básico para o mês ou pra quinzena como preferir. Faça a feira da semana, mas sem exageros ou desperdícios, compre somente o necessário para o consumo. Separe o dinheiro do açougue.

Estas três contas acimas são elementares, todo mês temos elas pra pagar.
Comparando com uma empresa chamamos estes elementos de "Custos Fixos"
Ou seja, entrando dinheiro ou não, vendendo ou não, teremos que pagar.

Você precisa saber qual é o seu custo de vida, quanto você gasta nestes itens mensalmente para poder planejar os gastos nas outras necessidades.

Não coloquei aqui gastos com educação porque isso vai depender mesmo da condição financeira de cada um. Alguns podem pagar colégio particular, outros não. Então os gastos com educação podem ser bem pequenos, mínimos como transporte escolar, uniformes, dinheiro para lanche etc...
Isso deve também ser contabilizado como "Custos Fixos" se todo o mês precisa pagar.
Esta também é uma conta essencial e prioritária. Faça esta conta:
Quanto você gasta com educação?
Depois vem roupas, sapatos, lazer, saúde etc... cada um gasta conforme a sua condição.

Após fazer esta análise, aí sim, podemos planejar como vamos gastar a outra parte do nosso dinheiro.

E já que estamos falando em "Finanças à Luz da Bíblia", não posso deixar de citar um Princípio Bíblico que é muito importante e que deveria, na verdade ser o primeiro:
Dízimos... Retirar as primícias de tudo, em primeiro lugar, devolver a Deus o que Ele nos proporcionou ganhar.
Como o assunto é longo, falarei dele na próxima postagem.










Patricia Varella no facebook: www.facebook.com/pvarella2







Comentários