SABEDORIA PARA VENCER: O que fazer para ganhar o suficiente para viver, ser feliz e tudo dar certo na vida?



  O que fazer para ter sucesso, ser feliz, vencer os obstáculos e tudo dar certo na vida?


A resposta certa para esta pergunta fui buscar na Bíblia Sagrada. Está escrito em Provérbios 16:1

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR."

Muitas podem ser as respostas vinda dos homens, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Por esta razão, busquei na Palavra de Deus a resposta para esta pergunta que é o desejo de muitos: ser feliz, próspero, ganhar o suficiente para viver e tudo dar certo na vida.

"Tudo dar certo na vida" parece ser algo inatingível, mas a Bíblia diz que "todas as coisas são possíveis para aqueles que creem"(Marcos 9:23) e que "nada é impossível para Deus" (Lucas 1:37), nem "demasiadamente difícil" (Gen 18:13,14) e que "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus" (Rom 8:28).

O tema da minha postagem está baseado no texto:

"Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você." Salmos 128:1,2

Em postagens anteriores falei sobre a felicidade, que ela não é um caminho, não está em um lugar específico, não está no dinheiro, não está num relacionamento, nem no sucesso profissional... todas estas coisas em conjunto contribuem para a felicidade do homem, porém estes fatores não podem garantir que alguém seja feliz. Pois uma pessoa pode ter todas estas coisas e ainda não ser feliz.
Salomão, o homem mais sábio de toda Bíblia escreveu sobre este tema em Eclesiastes (ver postagens anteriores). E resumidamente, Salomão chegou à seguinte conclusão:

"Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque isso é essencial ao homem", pois tudo vem das mãos Dele...
Eclesiastes 12:13

Então, o que fazer para ter sabedoria para vencer? Irei descrever em tópicos, segundo o texto citado acima:

1) Feliz o homem que "TEME A DEUS, O SENHOR...";




Segundo a Bíblia, a felicidade está em temer a Deus. Salomão também chegou a esta conclusão e disse: temer a Deus é essencial ao homem (Eclesiastes 12:13).

E o que significa ter temor? Alguns pensam que é ter medo, mas esta palavra não significa que devamos ter medo do Senhor, mas que devemos considerar e obedecer a Deus porque Ele é o nosso Pai e Criador.
E se temos Deus como Pai e Criador, e se realmente somos seus filhos, devemos então não só obedecer, como também buscar fazer as coisas que o  Pai Celestial faz e ter a mesma natureza Dele: Ele é "Santo e Justo".
Observem estas passagens que falam sobre a natureza divina:

"Quem te não temerá, ó Senhor e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo..." (Apocalipse 15:4).


“Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a vexação não podes contem­plar..." (Habacuque 1:15).


"Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras" (Salmo 145:17),

Jesus foi a expressão exata desta divindade, porque Ele é Deus. E na forma de homem, distituído de sua glória, passou por todos os obstáculos, dificuldades, problemas, aflições, angústias, tribulações e provações que nós, seres humanos, passamos e em tudo foi vitorioso. Ele venceu para nos dar a vitória. Se Cristo venceu, também venceremos.

O apóstolo Paulo escreveu acerca da divindade de Cristo:
"Jesus Cristo, a perfeita revelação de Deus...Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio Dele que Deus criou o Universo. O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua poderosa palavra. E depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso" Hebreus 1:1-3

Se Jesus Cristo como homem venceu, nós, firmados em Deus, também venceremos!
"...No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo: eu venci o mundo” (João 16.33)

Por isso, a Bíblia diz:
"Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Senhor será feliz." Prov. 16:20

"No temor ao SENHOR, o homem encontra forte apoio e também segurança para sua família." Prov 14:26

A Bíblia também diz que o princípio da sabedoria é temer a Deus e que o homem que conhece a Deus, o Santo adquire conhecimento e compreensão de todas as coisas. Provérbios 9:10

O homem que conhece a Deus é sábio.
O PRINCÍPIO DA SABEDORIA É TEMER A DEUS


Em outras palavras:
Para vencer na vida, então é preciso, primeiro temer a Deus. Pois aquele que conhece a Deus compreende todas as coisas. Ou seja, adquire sabedoria e vence. Pois das mãos de Deus vem todas estas coisas:
-conhecimento, sabedoria, inteligência, riquezas, honras, saúde, felicidade e tudo o mais de bom que possa existir.

"Tudo vem das mãos de Deus" ...Salomão

No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo: eu venci o mundo” (João 16.33)

2) E VIVE DE ACORDO COM A SUA VONTADE;

Feliz é aquele que teme ao Senhor E vive de acordo com a Sua vontade. E pergunto: Qual é a vontade de Deus?
Encontramos no texto em Romanos 12:2

"Não vivam como as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança na mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele."

A vontade de Deus para nos é: boa, perfeita e agradável. Mas só podemos experimentar se ao invés de viver segundo os padrões deste mundo, vivermos de acordo com a Palavra de Deus. Ela irá transformar completamente a nossa maneira de pensar.

Porque vivemos de acordo com nossas crenças.
As crenças ficam enraizados no subconsciente;
As crenças nos levam a tomar decisões;
As decisões conduzem a resultados: positivos ou negativos.

 Se aquilo que estamos vivenciando hoje não reflete esta vontade de Deus para nós, em qualquer área da vida (espiritual, familiar, profissional, financeira, saúde, amorosa, social etc) significa que precisamos renovar a nossa maneira de pensar.
Em outra tradução a Bíblia diz:
"Sejam transformados pela renovação da vossa mente..."

Para que a sua vida seja transformada por Deus é necessário que haja um consentimento seu para que a sua maneira de pensar seja moldada segundo os pensamentos do Criador e não, segundo os padrões deste mundo: conforme a religiosidade, a cultura, os costumes e rituais de cada um.

Os pensamentos de Deus são diferentes, são mais altos do que os nossos, assim como os Seus caminhos também são bem diferentes.

Isaías 55:8-9: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Deus pensa de modo diferente.



NÃO EXISTE UMA BATALHA MAIS IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS, DO QUE A BATALHA QUE SE TRAVA EM NOSSOS PENSAMENTOS.

A Bíblia é bem clara que existem condições para recebermos o melhor de Deus:

"Se quiseres, e se derem ouvidos à minha voz, comerão o melhor desta terra." Isaías 1:9

 Ninguém é obrigado, mas os obedientes, os que consideram a Palavra, examinam e praticam, serão recompensados.

3) SE FOR ASSIM, GANHARÁ O SUFICIENTE PARA VIVER; SERÁ FELIZ E TUDO DARÁ CERTO PARA VOCÊ....


Como ganhar o suficiente para viver?
Acredito que esta questão já foi respondida. O homem que confia no Senhor, teme-O e conhece-O adquire sabedoria, compreende todas as coisas, tornando-se sábio. A sabedoria traz riquezas ao homem.
Deus dá conhecimento, inteligência, honras e riquezas ao homem que O busca.

Ganhar o suficiente para viver implica em não viver segundo os padrões do mundo que valoriza o Ter mais do que o SER. Envolve em mudar valores, padrões e crenças: ninguém precisa viver segundo o que a mídia impõe, não é o que você tem que determina o seu valor, mas o que você É como pessoa. Valores como integridade e honestidade estão acima de qualquer negócio que você possa fazer para ganhar mais dinheiro. Ter tempo e qualidade de vida com a família, é algo que tem mais valor do que ficar sempre trabalhando até mais tarde, finais de semana, etc para dar um "alto padrão de vida" para sua família. Observe o que diz a Palavra de Deus quanto a isso:

"Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão.

Eclesiastes 2:26
 
“ O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Fp 4.19)
 
Deus trabalha para aqueles que Nele esperam (Is 64:4) até mesmo quando estamos dormindo (Sl 127:2), pois "não dorme nem cochila o guarda de Israel"!
 
"Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo" Salmos 127:2
 
APRENDENDO A VIVER CONTENTE
 
Estar satisfeito com o que tem e com o que já conquistou é essencial para se sentir bem e feliz. Administrar bem o dinheiro é muito importante! Precisamos compreender que na vida poderemos ter altos e baixos, momentos de escassez e momentos de fartura. eu já passei por ambos, e Paulo descreveu bem isso em Felipenses 4:11-13
 
"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."
 
Isto é maravilhoso!
A felicidade está em aprender a se adaptar em toda e qualquer situação. Isso explica a razão de existir pessoas que vivem bem financeiramente, mas não são felizes, e outras, que embora passam alguma privação, são felizes.
 
Muitas vezes, confundimos necessidades com desejos. Temos necessidade de alimento, roupa, abrigo, segurança, educação, lazer... mas desejos são infinitos. E há muitas formas de satisfazer estas necessidades, o problema é que as pessoas estão sempre desejando aquilo que não tem e não se sentem gratas e satisfeitas com aquilo que possuem.
 
 
Pra finalizar deixo um versículo que me deixa muito feliz e nisto tenho a plena confiança:

"os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta" (Sl 34.10).
Por isto, "aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hb 4.16).



Comentários