Olho do Furacão ou Barata Tonta?



Olho do Furacão ou Barata Tonta? Em que grupo você está?



O que acha de:


  •  Triplicar sua produtividade;
  •  Ter mais tempo para sua família;
  • Fazer as coisas que tem mais sentido pra você?
Ter mais tempo disponível para fazer o que realmente importa é um sonho para muitos de nós. Imagine nunca ter preguiça para trabalhar, agir com foco e precisão e alcançando mais rapidamente seus objetivos. Tudo isso é possível quando desenvolvemos a alta performance.

Trabalhar exaustivamente e sem foco não gera os resultados esperados. Fica aquela sensação de que trabalhamos muito, mas produzimos pouco. Fica sem energia e cansado.

O que acha de ter resultados acima da média? O que acha de ser programado para produzir mais em menos tempo, trabalhar menos e ganhar mais? Tudo isso parece muito difícil? Mas é possível sim.

Primeiro é preciso deixar bem claro que organização não é sinônimo de produtividade. Nem toda pessoa organizada é produtiva. Outro mito é achar que ocupação é produção. Produzir é gerar valor para mim e para outras pessoas, produzir é sinônimo de RESULTADO. Uma pessoa pode estar muito ocupada fazendo coisas que não trazem resultado. 


Você deve estar pensando: Como isso é possível?
Sim, é possível ter resultados melhores e com mais qualidade de vida.
Como ser mais produtivo trabalhando menos?

Para isto dois elementos são fundamentais: 
1) O jogo interno 
2) O jogo externo

O jogo interno representa a nossa vontade, energia e disposição para fazer as coisas. Já o jogo externo representa os métodos, técnicas, softwares, aplicativos, ou seja, ferramentas que utilizamos para melhorar a nossa produtividade.

Baseado nesses elementos podemos identificar 4 tipos de pessoas:

A) Que tem jogo interno bem desenvolvido e nada de jogo externo. São denominadas de "Baratas Tontas"

São as multi-tarefas, que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, mas terminam poucas coisas. Com relação a resultados são muito deficientes. Faz várias coisas ao mesmo tempo, mas nenhuma bem feito. No final do dia é só cansaço, trabalhou muito, mas produziu pouco (pouco resultado).

O QUE REALMENTE GERA RESULTADOS SÃO AS COISAS QUE VOCÊ TERMINA, NÃO ADIANTA ATIRAR PRA TODO LADO SEM FOCO. 



Esse grupo de pessoas tem muita energia e disposição, mas não tem foco nenhum.

B) Tem o jogo externo bem desenvolvido, mas não tem o interno. Pertencem ao grupo dos Perfeccionistas. 

São metódicos, mas procrastinam, deixam as coisas importantes para depois. Gostam de fazer a agenda do médico: colocam horário para tudo. 
Quando acontece algum imprevisto, ficam irritados, nervosos, pois "mexeu no planejamento". São bem organizados, mas tem dificuldade de entrar em ação e geralmente trabalham em alguma atividade que não gostam muito. Prendem-se a prazos, são metódicos, disciplinados, mas falham na realização.

PRODUTIVIDADE NÃO É SINÔNIMO DE ORGANIZAÇÃO

C) Não têm nem o jogo interno nem o externo bem desenvolvido. São pessoas que estão no "olho do furacão"

Neste grupo estão as pessoas estressadas, insatisfeitas com o que ganham e fazem, trabalham muito, mas sem resultado nenhum. Não tem tempo pra família nem para outras atividades como exercício físico e alimentação saudável. 

D) Neste grupo estão as pessoas de Alta Performance: têm o jogo interno e o externo bem desenvolvido.

Apresentam resultados acima da média. A mente é programada para ter muita disposição e energia com foco em resultados. Sabem escrever bem suas metas, têm clareza dos seus objetivos e priorizam as atividades importantes. Tem "acabativas", ou seja, sempre finalizam seus projetos.
Estas pessoas decidiram se desenvolver cada vez mais até se transformarem na sua melhor versão.






Comentários