Os Segredos da Multiplicação


Observo que a maioria das pessoas esperam demais para agir. Muitas não acreditam no seu potencial, na sua capacidade e estão sempre esperando que algo mais aconteça. Falta ação e prática. Algumas nem mesmo descobrem seus dons e talentos ou acham que o que o outro tem é sempre melhor. Julgam-se incapazes, não merecedoras e que o outro é sempre melhor.

Vamos aprender através de uma passagem das Escrituras Sagradas onde Jesus falou sobre a parábola dos talentos. Está em Mateus, capítulo 25, versículos de 14 a 30.
Meditando neste texto iremos descobrir 

"Os Segredos da Multiplicação" seja de talentos, de dinheiro, ou de qualquer outra coisa que desejarmos.

Diz assim a Palavra de Deus:
"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhe confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, e cada um segundo a sua própria capacidade; e então, partiu. O que receba cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.

Do mesmo modo o que recebera dois ganhou outros dois.
Mas o que recebera um, saindo, abriu uma ova e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor"

O que recebera dois talentos agiu da mesma forma, já o que recebra um observe:
"Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento, aqui tens o que é teu" Mt 25:24

A resposta do Senhor:
"...Servo mal e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.
Tirai-lhe, pois o talento e dai-o ao que tem dez.
Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado." Mateus 25:26-29

Iremos por partes para compreendermos melhor. Neste texto podemos extrair valiosos segredos sobre a multiplicação de talentos que irei colocar em tópicos:

SEGREDOS DA MULTIPLICAÇÃO



1) NÃO DESPREZE O DOM QUE HÁ EM TI

O apóstolo Paulo escreve uma carta a Timóteo, o seu filho na fé, e diz: "Não desprezes o dom que há em ti."

Timóteo recebeu um dom espiritual duma forma que não deixava dúvida alguma. Paulo, escrevendo-lhe a sua primeira carta, disse: “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (I Tm 4:14).

Timóteo não podia duvidar de que tinha recebido este dom. Todo o dom que recebemos é para ser usado.
Não desprezar, significa não negligenciar, não descuidar.
Deixa claro que é possível ter um dom e menosprezá-lo, não usá-lo: negligenciá-lo.

Quando negligenciamos o dom que há em nós, estamos enterrando numa cova, como fez o servo mau e negligente.
Negligenciar significa que podendo fazer, não fazemos. Um médico quando é processado por negligência é porque tendo ele todo o conhecimento necessário e capacidade para salvar ou socorrer alguém não o fez, tendo como consequencia a morte dessa pessoa ou alguma sequela que, se ele tivesse usado o seu dom e seus conhecimento em favor do próximo, não teria acontecido.

Na Bíblia, encontramos vários exemplos de pessoas que receberam dons de Deus. Alguns que até nem sequer pensavam ter sido dados por ele. Bezalel é um grande exemplo. Quem diria que o seu talento vinha de Deus? Mas o próprio Deus disse a Moisés: “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, enfim para trabalhar em todo ofício”.

Também Davi foi um jovem que recebeu muitos dons de Deus e não desprezou nenhum.
Davi não foi negligente acerca dos dons que recebeu: foi músico, inventor, tocador de instrumentos, pastor de ovelhas, guerreiro e um homem cheio de inteligência e do Espírito de Deus.

O que acontece é que muitos se limitam e até acham que só conseguem fazer uma coisa, que tem apenas um único talento. Mas se começarem a usar aquilo que Deus deu, ao desenvolver o seu talento, irá descobrir outros. 
Deus sempre dá mais abundantemente mais do que possamos pedir ou pensar.
Deus é abundante e sempre nos dá mais do que precisamos pra viver.

NÃO DESPREZE O DOM QUE HÁ EM TI!

Irei dar um exemplo da minha vida pessoal e dos dons que descobri e comecei a desenvolver e a usar tanto a favor da obra de Deus, como também na minha profissão.

Comentei numa postagem anterior que achava que não tinha criatividade, depois descobri que a criatividade estava dentro de mim, que eu só precisava desenvolvê-la.
Achei que não tinha talento para vendas. Depois descobri que todos nós somos vendedores e que se não desenvolvermos a habilidade de vender, provavelmente não conseguiria crescer na vida.
Estamos sempre vendendo: conhecimento, ideia, tempo, produtos etc... somos vendedores.

Ao iniciar a faculdade, fui descobrindo outros dons, o de escrever, o de falar em público, o de ensinar. Mas estes talentos tive que ir desenvolvendo. Não escrevi bem meu primeiro texto, não falei muito bem em público na minha primeira apresentação: coração disparado, mãos suando, voz trêmulas.... tive que enfrentar meus medos.

Achava que não tinha talento algum pra cantar, esta hipótese estava descartada, nem no chuveiro! Era uma desafinação só... risos
Ao começar a fazer a obra de Deus, o primeiro hino que cantei foi o da Jamile: Campeão...
Fui treinando, treinando, aprendi uma técnica de memorização, e fui desenvolvendo a habilidade de cantar.
Minha voz foi melhorando, fui tendo afinação... enfim, com treinamentos esse talento que acredito que já estava dentro de mim, foi se desenvolvendo e eu nem sabia que tinha.

Outros talentos? Sei cozinhar bem, mas atualmente não pratico muito...
Mas tenho habilidade pra cozinhar, fazer doces, bolos.
Quando a gente se põe em ação, a mão na massa, como diz o ditado, vamos descobrindo tantos dons!!!




2) COLOQUE EM PRÁTICA, AJA COM RAPIDEZ.

"Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." - (Tiago, 2:17)

NÃO BASTA ACREDITAR NA SUA CAPACIDADE, NO SEU POTENCIAL, VOCÊ TEM QUE AGIR.
A FÉ SEM OBRAS É MORTA.

Recebendo o talento o servo bom e fiel saiu IMEDIATAMENTE  a negociar.
Use aquilo que Deus te deu, seja rápido, coloque em prática o que aprendeu.
Os homens de fé agiram rapidamente.

O segredo está na prática.


Moisés ao receber o designo de Deus não acreditou, a princípio, na sua capacidade. Respondeu ao Senhor que ele não falava com eloquencia e, como é que poderia ir até faraó e dizer que era pra ele libertar o povo de Israel?

Deus colocou o seu irmão Arão, que falava com eloquencia, para ajudá-lo a cumprir o propósito de Deus.
A primeira vez que Moisés chegou diante do faraó pra dizer que o Senhor Deus estava mandando ele libertar o seu povo, Moisés chegou todo tímido, receoso e até gaguejou na frente do faraó, a maior autoridade instituída no Egito.

É preciso ter coragem pra fazer o que você nunca fez, sempre terá a primeira vez. É preciso enfrentar os seus medos, ser ousado e FAZER o que tem que ser feito.
DESCRUZE OS BRAÇOS.

Muitos ficam esperando uma grande revelação, alguém que dê um puxão, que fique dando ordens, mandando dizer o que fazer, arrumam desculpas e justificativas: "não tenho dinheiro, não tenho tempo, mas... se... outro dia quem sabe... não sei não...etc etc etc..."
Jesus, o Senhor, se ausentou e entregou nas mãos dos seus servos os talentos, quando voltar, teremos que prestar contas a Ele.
O que fizemos e o que estamos fazendo com aquilo que Ele nos confiou?
Ele nos deu segundo a nossa capacidade.
SEJA FIEL NO POUCO QUE SOBRE O MUITO ELE TE COLOCARÁ.

3) DESTAQUE-SE DA MULTIDÃO, ESFORCE-SE!

Zaqueu queria ver Jesus passar, mas enfrentou duas adversidades: o seu tamanho, ele era de estatura pequena; e a grande multidão que cercava Jesus. Mas ele queria muito ver Jesus, ele desejava muito ver quem era Ele. Sabe o que ele fez?
Subiu em uma árvore, mas não atrás da multidão, na frente... ele foi adiante da multidão. Ali Jesus o enxergou. Zaqueu conseguiu chamar a atenção de Deus. Sabe o que Jesus falou pra ele?
"Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar na tua casa."
Veja o referido texto:

"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convêm pousar em tua casa" (Lucas 19:1-5).


As verdadeiras pessoas de fé tornam seus sonhos em realidade.
Os heróis da fé não ficarm parados, enfrentaram grandes obstáculos, mas nunca desistiram, por isso alcançaram a vitória.
As pessoas de fé, agem, são as que fazem acontecer, não ficam de braços cruzados vendo a água inundar o barco.
Diante de uma revelação de Deus a respeito de um sonho ou de um propósito aja imediatamente, não fique esperando mais um sinal, mais uma confirmação, ou ter dinheiro, ou qualquer outra coisa. Vamos para mais um segredo. Faça o que der com o que você tem em mãos.


SE VOCÊ SE PREPARAR, SE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS, SE CRESCER COMO PESSOA E USAR AQUILO QUE DEUS JÁ TE DEU, MAIS LHE SERÁ ACRESCENTADO.

4) FAÇA O QUE DER COM O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS

Esse tópico é muito importante. estou sendo até um pouco repetitiva, mas é para despertar sobre a importância de se agir imediatamente e não ficar esperando o momento propício, a hora certa como muitos ficam pensando. O momento certo de agir chegará para os que se prepararem.

Vou citar um exemplo:

Imagine que você tenha um grande sonho de ser um veterinário. Mas se você for olhar para as circunstâncias seria impossível: nasceu numa família humilde, de poucos recursos financeiros, mora numa cidade pequena, a única faculdade que tem é particular, a mensalidade é relativamente alta pra suas posses, ainda tem que enfrentar o vestibular,etc e etc....
Entre você e seu sonho existem várias barreiras e adversidades.

Mas ao invés de você ficar olhando para as circunstâncias, que aparentemente parece ser impossível conseguir, você decide ir em busca de realizar este sonho.
Você ainda não possui habilidades pra ser um veterinário, certo?
Existe apenas um grande sonho, uma intenção e vários obstáculos pela frente.

Mas você não se intimida e traça um plano, mantendo essa visão.

Olhando para o mercado de trabalho você observa que está faltando profissionais na área de construção civil capacitados e faz um curso técnico de mestre de obras.
Termina o curso, logo já está empregado e começa a ganhar o suficiente pra se manter e agora até dá pra pagar a faculdade.

Observe que se na situação anterior você resolvesse olhar para as dificuldades, nem mesmo tentaria nada.
Esforçou-se, estudou, se preparou para o vestibular e finalmente passou.

Devemos usar o que temos no momento.


Não andemos à procura das circunstâncias certas. Deus é a sua circunstância.
Os dons e talentos são presentes de Deus.
E Deus acrescenta segundo a capacidade e o esforço de cada um.

5) APRENDA A LIDAR COM O MEDO

Observe que o servo que recebeu apenas um talento ficou "receoso", em outras palavras sentiu MEDO.
O medo é terrível!
O medo paralisa. O servo negligente ficou com tanto medo que cavou e enterrou o talento, assim não correria o risco de perder aquele talento que ele tinha.

Quantas vezes não  agimos desta maneira?
Quantos não estão enterrando aquilo que tem com medo de perder?
O talento não é para ser enterrado, mas para ser usado. Quando desenvolvido ele se multiplica.
Mas sentimos medo de situações novas, temos medo de não dar certo, de errar, de arriscar...

O mundo são para os ousados e Deus não se alegra com os tímidos, diz a Palavra de Deus.
Jesus chama de servo mau e negligente aquele que não usou o que foi confiado a ele.
Nas Escrituras aprendemos a lidar com o medo:

Isaías 41:10 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel."


Isaías 41:13 "Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo."

Juízes 6:23
"Porém o Senhor lhe disse: Paz Seja contigo; não temas, não morrerás."

"E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;" Atos 18:9 

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós
2Cor 1:20

"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus". Lucas 1:30

"Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva". Lucas 8:50

"Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier". Prov. 03:25

"Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas". Joel 2:21

"Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez". Isaías 54:4


Também encontramos partes nas Escrituras para que tenhamos ousadia:

"Mas o justo é intrépido como o leão".  Prov 28:1
"Pregando ousadamente em nome do Senhor". Atos 9:28
"Começou a falar ousadamente na sinagoga". Atos 18:26
(Paulo) "Durante três meses,... falava ousadamente".  Atos 19:8

"Senhor...concede aos teus servos que anunciem com toda intrepidez a tua Palavra". Atos 4:29

Não te ordenei Eu?
Seja forte e corajoso.
Não temas, eu estou contigo.
Ler Josué capítulo 1.

É uma ordem do Senhor:
Seja forte, corajoso. Não temas, aja com entrepidez, ou seja, sem medo de nada.
Esforça-te e tenha muito bom ânimo, você vencerá.




Patricia Varella no facebook: www.facebook.com/pvarella2








Comentários