Escolha a Riqueza







Para melhor entender o significado da riqueza, pense em tudo o que você tem acesso independente do dinheiro que possui: temos acesso a bibliotecas, livros e  cursos gratuitos tando presenciais como online, temos acesso a hospitais e universidades, enfim... hoje podemos ter acesso a muitas coisas que antigamente só podiam uma pequena parcela da população, uns poucos privilegiados. Procure lembrar de tudo o que você tem acesso, inclusive no valor que tem a sua família e amigos. Pense nas pessoas que contribuíram ou que ainda contribuem para o seu sucesso: aquelas que te colocam pra cima, que acreditam em você, que te fazem sentir bem e que estão sempre prontas para te ajudar  nas horas mais difíceis. 

A verdadeira riqueza é sentir-se feliz e estar satisfeito, sabendo que a vida vale a pena e que estamos contribuindo para um mundo melhor. Outro dia escrevi sobre como criar riqueza e vimos que a riqueza é resultado daquilo que fazemos com maestria. A riqueza de um homem depende da sua capacidade de produção. Quanto mais produtivo é um homem, mais rico e próspero ele será e isto não depende da sua situação atual, não depende das circunstâncias em que vive, enfim. Toda pessoa pode gerar riqueza para si e para outros a sua volta, pois tudo aquilo que precisamos para vencer já nos foi dado. 

Somos pessoas que nascemos com dons e talentos, fomos brindados por Deus, pois tudo já existe dentro de nós. Acontece que uma grande maioria vaga pela vida sem descobrir esses tesouros que estão dentro de cada um. Amo falar sobre missão e propósito de vida, mas hoje quero falar especificamente do significado da riqueza. Obviamente que riqueza também tem haver com dinheiro, pois é através dele que temos acesso a uma qualidade de vida melhor. O dinheiro é um símbolo de confiança. Costumamos pagar mais naquilo que achamos que tem mais valor. Se queremos ter mais dinheiro devemos nos tornar mais valiosos aos olhos das outras pessoas. Não basta oferecer bens e serviços valiosos. Estou falando da auto-confiança.

CULTIVE A A SUA CONFIANÇA

Ter fé e confiança no seu auto-valor. A confiança é um estado, um sentimento. Valorize-se! Quando você aprender a valorizar aquilo que você faz e ter confiança no valor que o seu trabalho gera para as pessoas, automaticamente as pessoas notarão essa diferença e estarão dispostas a pagar mais pelos seus serviços ou produtos.


Certamente já ouviu dizer que cerca de 80% das pessoas que ganham em loterias ou recebem uma herança acabam perdendo tudo e acabam ficando numa situação até pior do que a anterior. Isto acontece porque não mudaram o seu modo de pensar: continuam a pensar pequeno, tem uma mentalidade focada no gastar, no consumo e não na geração de riquezas. Tem crenças e valores enraizados que farão tomar decisões e atitudes que só as levarão a ficarem mais pobres. É o chamado Efeito Pigmaleão ou Profecia Auto-Realizável.

EFEITO PIGMALEÃO



Para melhor compreensão conheça a história:
"O poeta romano Ovídio, que viveu no início da era cristã, escreveu sobre o escultor Pigmalião, que se apaixonou pela própria estátua e foi premiado pela deusa da beleza Vênus, que deu vida a ela. O sentimento do artista mudou a condição da estátua. A partir desse tema, muitos escreveram, até mesmo o crítico, polemista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, autor da peça Pigmalião, posteriormente adaptada para o musical My Fair Lady, história de uma florista que se transformou em lady porque alguém a viu como tal e assim deu vida à lady que já existia dentro dela. Eis aí de onde veio um termo muito importante para efeito de trabalho e carreira: o Efeito Pigmalião.
Também chamado Efeito Rosenthal, o Efeito Pigmalião foi assim nomeado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, destacados psicólogos americanos, que realizaram um importante estudo sobre como as expectativas dos professores afetam o desempenho dos alunos. É simples: professores que têm uma visão positiva dos alunos tendem a estimular o lado bom desses e a obter melhores resultados; professores que vêm os alunos com olhos negativos adotam posturas que acabam por comprometer negativamente o desempenho desses. Esse efeito, chamado também de profecia auto-realizável, porque quem faz a profecia é na verdade quem a faz acontecer, afeta as relações em todos os campos da vida, conforme amplamente documentam os estudos posteriores de Rosenthal, um premiado cientista. Na gestão, a profecia auto-realizável foi apresentada em célebre estudo de Douglas McGregor, na década de 1960, que mostrou que a expectativa dos gerentes afeta o desempenho dos empregados - quando o gerente espera coisas positivas deles, essas tendem a vir; quando espera coisas negativas, elas provavelmente serão confirmadas." 
FONTE: http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=1726
O efeito pigmaleão ou profecia auto-realizável baseia-se no efeito de nossas expectativas e percepções acerca da realidade e da maneira como nos relacionamos com ela.  Significa torcer a realidade de maneira que ela venha a se adaptar com as nossas expectativas. Aquilo que pensamos ser verdade tende a se tornar realidade, mesmo que nossas expectavas não sejam corretas inicialmente. Agimos em consistência com elas. E essas atitudes criam os resultados esperados e a profecia se cumpre.

Se você acredita que não pode ficar rico, nunca será. Pois irá falar e agir de acordo com essa crença. Na maioria das vezes irá provar a si mesmo que estava certo em pensar assim.
Agora, se da mesma maneira, você mudar suas expectativas do mundo para que reflitam o seu potencial para a riqueza, vai gerar sentimentos e comportamentos que gerarão mais riqueza para você.
Se você acreditar que pode sim ficar rico, isto acontecerá pois adotará comportamentos que o levarão a ficar rico.

Desde criança ouvia muito:
"ganhar dinheiro é muito difícil", "você pensa que dinheiro dá em árvores?", "você acha que meu dinheiro é capim?" 

E muitas vezes somos levados a pensar que a riqueza é mal distribuída e foi feita para poucos. Assim, os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres, pois os ricos concentram suas riquezas e exploram os mais pobres. Você não ouviu dizer que muitos empresários enriquecem à custa de explorar a mão de obra? 
Crenças como: "todos os ricos são arrogantes, mentirosos e exploradores". Todo o preconceito que se tem sobre o dinheiro tem uma origem histórica e o voto de pobreza também era praticado nas igrejas, pois consideravam uma virtude. 

Todas essas crenças ficam enraizadas no inconsciente e são assim transmitidas de pais para filhos. Pensar que estamos  vivendo num mundo de escassez, que há falta de recursos e que não tem o suficiente para todos são crenças limitadoras que impedem nosso crescimento.

Se você acredita que dinheiro é algo ruim: "a raiz de todos os males", você nunca conseguirá ter dinheiro, essa crença o sabotará mesmo que tente enriquecer, ou até mesmo se você consegue ganhar muito dinheiro, sempre dará um jeito de se manter livre dele, gastando, perdendo, investindo em negócios errados. 

Para começar a mudar essa realidade precisamos focar naquilo que queremos e identificar essas crenças e colocar outras  crenças fortalecedoras no lugar. Também é possível aprender a reprogramar nossa mente para o sucesso e aprender princípios que nos levarão a ter resultados mais positivos.

Conheça a LEI DO ESFORÇO INVERTIDO:

É um dos conceitos mais importantes da psicologia popular:

"TUDO AQUILO QUE VOCÊ RESISTE, PERSISTE"

Se uma crença limitante estiver arraigada no inconsciente, por mais que uma pessoa tente ficar rica de maneira consciente, ela não conseguirá, pois essas crenças inconscientes terão força para mudar suas atitudes que acabarão por prejudicando seu sucesso. 

Se bem lá no fundo você enxerga a si mesmo como uma pessoa pobre ou se tem medo da pobreza, tudo que receberá será mais pobreza. Pois temos mais daquilo que concentramos. Com exceção daquele que, por medo da pobreza, guarda todo o dinheiro que ganha. Por mais que tenha dinheiro, nunca será o suficiente. Como mudar isso? 
Enxergando-se como uma pessoa rica, cheia de qualidades, talentos, virtudes e capacidades. Sentindo-se como uma pessoa rica. Eliminar o medo da pobreza e focar nas oportunidades que aparecerão para ter mais prosperidade e sucesso. Faça com que sua mente acostume-se a enxergar as oportunidades. Pela técnica da visualização é possível imaginar a vida que gostaria de ter, enxergá-la com clareza de detalhes e sentir-se como que se já tivesse conquistado. No próximo artigo, falarei da segunda Lei para instalar uma mente próspera: A Lei da Atração. 








Comentários