Liderança com foco em Pessoas

 

      A Psicologia positiva traz para as organizações um novo MINDSET focado no potencial do ser humano. Cada vez mais as empresas estão necessitando de Líderes que sabem desenvolver pessoas e extrair o melhor de cada um em detrimento do modelo mental da reclamação, dos pontos fracos e da escassez.

      As 24 Forças de Caráter e Virtudes resultam de um estudo aprofundado desenvolvido pelos psicólogos Martin Seligman e Christofer Peterson junto com uma equipe de 55 acadêmicos. Eles dedicaram muitos anos de estudo para descobrirem o que há de melhor nos seres humanos e de como é possível viver uma vida mais plena e feliz.

      Esta poderosa ferramenta de autoconhecimento ao ser aplicada dentro das empresas é capaz de construir uma cultura organizacional mais saudável onde é possível extrair o melhor de cada um, evidenciando a sua melhor versão. 

      Uma liderança que foca em desenvolver o potencial do ser humano consegue alinhar o seu propósito ao talento, aumentando o bem-estar e resultando numa equipe mais engajada e motivada. Pessoas em um ambiente de trabalho mais saudável produzem mais, inovam, resolvem problemas, reduz afastamentos por doenças ocupacionais, enfim são inúmeros os benefícios.

      Eles fizeram uma revisão histórica sobre os seguintes temas: 

  1. Filosofia
  2. Psicologia
  3. Ética das Virtudes
  4. Educação Moral e
  5. Teologia
      Desta forma conseguiram identificar 6 grandes VIRTUDES DE CARÁTER em todo o mundo e, após uma análise criteriosa surgiram as 24 Forças de Caráter que representam OS CAMINHOS que levam a cada uma dessas virtudes. Abaixo um gráfico representando as 24 forças de caráter ou FORÇAS PESSOAIS:




      As 6 VIRTUDES com as Forças Pessoais são:
1) SABEDORIA: Criatividade, Perspectiva, Amor por Aprendizagem, Curiosidade e Julgamento;
2) CORAGEM: Bravura, Vitalidade, Perseverança e Integridade;
3) HUMANIDADE: Amor, Bondade e Inteligência Social;
4) JUSTIÇA: Cidadania, Liderança e Igualdade;
5) TEMPERANÇA: Autocontrole, Humildade, Perdão e Prudência;
6) TRANSCENDÊNCIA: Espiritualidade, Gratidão, Apreciação da Beleza e Excelência, Esperança e Bom Humor.

      O teste abaixo ajuda a identificar os componentes para uma vida significativa. Você pode fazê-lo gratuitamente. Líderes e gestores ao tomar conhecimento das FORÇAS de cada colaborador poderá colocar cada um em atividades mais propícias de modo a aproveitar melhor suas capacidades e talentos.


   
https://canaldafelicidade.com.br/6-virtudes-e-24-forcas-de-carater/

Indicações de Leitura:
Felicidade Autêntica/Florescer de Martin Seligman
O Jeito Harvard de Ser Feliz  (Shawn Achor)

Patrícia Varélla
Palestrante e Treinadora
Desenvolvendo Líderes e Equipes
Especialista em Bem Estar Empresarial
Contato (14) 997454423

Abaixo um vídeo para reflexão sobre as coisas importantes na vida que muitas vezes deixamos de lado. Passei este vídeo em uma Palestra para os Policiais Estaduais Rodoviários da região de Assis com o tema: 
Qual o Sentido da vida? 
Uma verdadeira reflexão sobre os caminhos que levam à uma Vida Significativa (Felicidade) segundo a Psicologia Positiva.
Eu me identifico demais com o novo conceito de Bem Estar no livro Florescer, de Martin Seligman. Buscar Plenitude envolve todos os aspectos do ser humano: mental, emocional, físico e espiritual. 





      


Comentários