O Jeito HARVARD de Ser Feliz

 



A INFELICIDADE CRÔNICA

Depois de perceber que alunos com mentes brilhantes de uma das Universidades mais disputadas do mundo, viviam, em sua maioria uma "infelicidade crônica", o autor Shawn Achor resolveu fazer uma pesquisa felicidade observando o padrão comportamental e a atitude mental dos alunos que tinham mais resultados, que eram mais felizes e prosperavam. 
Observando a fórmula do sucesso, a maioria das pessoas buscam o sucesso a qualquer custo, mesmo que possa custar sua própria felicidade. Na busca incessante de ter uma carreira bem-sucedida e ganhar muito dinheiro, alunos de Harvard se isolavam, deixavam de se divertir e aproveitar sua jornada para que, num futuro próximo pudessem enfim, alcançar seus objetivos e serem felizes. O resultado foi de um grande número de estaudantes com depressão de leve à paralisante. O livro inicia com essa questão sobre a relação entre o sucesso e a felicidade, quem vem primeiro?
Será que devemos nos empenhar tanto para alcançar essa fórmula do sucesso que nos foi apresentada? Somente depois de muito esforço é que a felicidade nos será apresenada? Ou é possível ser feliz enquanto estamos trilhando este caminho de sucesso? 
Na minha trajetória observei que, podemos alcançar sucesso, mas não ter felicidade e explicarei o porquê. Primeiro gostaria de trazer uma definição genérica de sucesso e depois o que entendo por sucesso nas entrelinhas. Sucesso é, de uma forma geral, alcançar o que se quer. Toda vez que alcançamos um objetivo, obtemos sucesso. No padrão do mundo, uma pessoa bem-sucedida é definida como alguém que ganha muito dinheiro, ou seja, depende do quanto de bens materiais que ela tem. Eu discordo plenamente desta visão, pois para mim e tantas outras pessoas que descobriram isso às duras penas, que sucesso não é sinônimo de felicidade. 
O autor inicia o livro com esta questão, pois se sucesso levasse à felicidade, toda pessoa que recebe uma promoção no trabalho, passa no concurso ou vestibular, compra sua casa própria, seu carro do ano, enfim seria também muito feliz, concorda? Mas o que os pesquisadores da ciência da felicidade observaram é que, a felicidade, assim como a infelicidade é aprendida e, além do fator genérico, alcançar o que se quer, não promove uma felicidade duradoura, mas por um curto período de tempo. Após a conquista, as pessoas normalmente voltam para o nível de felicidade que estão acostumados.

Costumo dar um exemplo de pessaos que buscaram essa fórmula da felicidade, mas quando alcançaram o seu objetivo, viveram crises existenciais: o dinheiro não trouxe a tal felicidade, o que estava errado? Era a inquietude da alma gritando por algo que fizesse sentido, ou seja, ter um propósito de vida. Aquilo que escolhemos para fazer não pode ser negligenciado. Ter uma profissão somente em busca de dinheiro não supre as necessidades da alma que, muito além do quanto de dinheiro se pode ganhar, busca algo que se chama: contribuição. Sentir-se realizado com aquilo que faz. A construçãoo do SER. A falta de autoconhecimento nos leva a profundas frustrações. Sucesso pra mim, sem felicidade, é algo inútil. Tudo aquilo que o homem possa ter como significado de sucesso não tem significado se, ao final de tudo, não se ter alegria, contentamento, satisfação, felicidade. A felicidade por si só, é um objetivo comum para todos. É uma missão, em primeiro lugar. Abaixo descreverei os benefícios da felicidade tanto para po sucesso pessoal quanto profissional, que estão descritos no livro e, por experiência própria, concordo plenamente. Há qum diga que, é impossível ser bem-sucedido sem felicidade, pois quem não é feliz, invitavelmente também não tem sucesso. E não importa o quanto de dinheiro ou bens se tem, se dentro de você há um vulcão, um redemoinho, sentimentos de fracasso e de insatisfação com suas conquistas, não pode ser considerado uma pessoa bem-sucedida. A felicidade verdadeira sim, produz sucesso e realização em todas as áreas da vida. É muito mais fácil buscar o alcance dos seus objetivos se, internamente haver paz, serenidade, gratidão, contentamento, a isso me refiro a ser feliz, independente dos obstáculos e desafios que vivermos. Afinal, todo mundo passa por dores e circunstâncias difíceis, o que muda é a maneira como lidamos e enxergamos essas adversidades. A atitude mental muda tudo.

A felicidade é um jogo interno e, se você não for feliz hoje, não será amanhã. Acreditar que após as conquistas é que seremos felizes é uma grande ilusão. Basta observar o grande número de pessoas que acreditaram nessa fórmula do sucesso e, após grandes conquistas viveram a maior crise existencial, por que isso acontece?

DESCUBRA O BENEFÍCIO DA FELICIDADE


7) Investimento Social: Este princípio nos ensina a investir em nossa rede social de apoio, como amigos e familiares, para continuarmos a avançar.

Estes princíupios ajudaram os alunos de Harvard e a milhares de pessoas no mundo a superar as adversidades, vencer os maus hábitos e aumentar seu desempenho sendo mais eficientes e produtivos. 

E aí? Gostou deste post? Comente o que achou, qual a sua opinião sobre sucesso e felicidade?



Comentários