Princípios Financeiros À Luz Da Bíblia







3º PRINCÍPIO: 
BUSQUE EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA

"...Não andeis cuidadosos quanto à vida, pelo que haveis de comer ou beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir...Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas." Mateus 6:25,33

       A maior preocupação de todo mundo é com estas coisas terrenas: necessidades físicas e materiais. As pessoas andam ansiosas e preocupadas demais em como vão se vestir, se manter, comer, beber, ter moradias etc. Jesus disse que, se Deus veste até mesmo os lírios dos campos com as melhores roupas, que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, pode se vestir, quanto mais a nós? "homens de pouca fé". Busquem primeiro o Reino de Deus e a sua justiça que todas estas coisas (que andam preocupados e ansiosos), serão acrescentadas em suas vidas.

      No sermão da montanha, Jesus também disse:
Felizes são os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos (Mateus 5:6). Ter fome e sede é uma necessidade comum, é uma busca comum de todos. Todo mundo quer saciar suas necessidades de fome e sede, é natural, esse tipo de fome. Todo mundo quer comer do bom e do melhor, todo mundo quer uma boa casa, mas felizes são aqueles que tem outro tipo de fome:
Fome e sede da justiça de Deus, pois serão fartos.

       Poucos têm essa fome, mas felizes serão estes que, têm fome e sede de Deus, pois serão saciados. Jesus explica que as pessoas estão sempre colocando em primeiro plano as necessidades físicas e materiais, por isso a sua alma fica sempre insatisfeita e as preocupações nunca cessam. Mas aquele que busca, em primeiro lugar, saciar a fome espiritual, esta que só pode ser saciada pela Palavra de Deus, esse sim, será farto e as demais coisas serão acrescentadas.

Em Lucas 12:15 está escrito:
"...Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de um homem não consiste na quantidade de bens que possui."

       As pessoas, geralmente se preocupam em ganhar muito dinheiro para terem bens materiais. É um constante corre corre para conseguir comprar um carro, uma casa, ostentar um padrão que a sociedade impôs... porque vivemos numa sociedade materialista aonde os valores das pessoas são dados segundo o que elas possuem e não pelo que elas são. Os títulos são mais importantes, a posição, o cargo, a conta bancária, a quantidade de bens que acumulou... isto tudo atrai os olhares e distancia as pessoas dos verdadeiros valores da vida.

      Nesta ânsia, muitos se sentem humilhados, e para não ficarem "por baixo", iniciam seu corre corre para ter bens materiais e acumular riquezas esquecendo de dar prioridade ao convívio com a família, com filhos, etc e tc. O mais importante é ganhar dinheiro. O dinheiro fica em primeiro lugar. Trocam qualidade de vida para ter dinheiro e posses e ostentar um luxo para mostrar que pode, que tem... Já vi pessoas que trabalharam a vida interira pra pagar faculdade pros filhos, pra deixar bens pros filhos, pra dar o bom e melhor pra família em termos financeiros, ams esqueceram-se de uma coisa:
Que os filhos queriam, em primeiro lugar, a sua presença dos pais, que deixaram de dar o mais importante para eles:
A educação, ensinar valores, ensinar a amar, ter um tempo pra um lazer em família, etc...
       Já vi pessoas que tinham de tudo em termos financeiros, mas viviam na mais miserável condição humana, infelizes, com os filhos nas drogas e na prostituição... porque não ensinaram valores, colocaram o dinheiro em primeiro lugar. Na ânsia do ter, esqueceram de dar o alimento principal para sua alma: esqueceram de ensinar a amar, a perdoar, a valorizar as pessoas, a ser honestos, dignos, a respeitar os mais velhos, as autoridades, a colocar limites, enfim....
        Precisamos lembrar de uma coisa: O SER é sempre mais importante do que o TER...
Primeiro vem o SER, a construção do EU, do carater, da integridade, da honestidade, dos valores e conhecimentos que todo ser humano pode adquirir, algo que ninguém pode destruir nem perder, nenhuma ferrugem , nenhuma traça poderá estragar.... A riqueza vem de dentro pra fora, o amor, a paz, a prosperidade começa no interior....
        Os verdadeiros tesouros de um homem são colocados por Deus em seu interior. São os valores que o Senhor nos ensina, os dons que ele nos dá, a capacidade, o talento... com tudo isso podemos ter as demais coisas. O SER vem primeiro que o TER. E as pessoas querem primeiro TER pra depois SER....
        A pessoa não tem que TER para SER.... Ela É.... depois ela TEM.

E como lido com o dinheiro?
Baseado nos meus valores. Nas minhas crenças que estão embutidas na minha mente.
Se acho que só tenho valor se eu tiver posses, vou viver pra comprar bens materiais e, constantemente estarei endividado.

O DINHEIRO NÃO PODE SER O MEU SENHOR. Jesus disse em Lucas 16:13

"Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Mamom é o deus do dinheiro.


http://bit.ly/2q0l2QD


ESTOU ENDIVIDADO E AGORA?

Pra quem está endividado tem que imediatamente PARAR DE GASTAR.
PARE DE GASTAR!

Tem pessoas que mesmo endividadas continuam a consumir, a compar desordenadamente, esquecem a dívida antiga, já não ligam mais pro nome sujo no SPC e SERASA. Perderam os valores de honestidade e integridade. Ficam rodando de lugar em lugar que possam ceder um crédito, que não fazem consulta, e agem sempre da mesma forma. Não param de gastar e usam desculpas esfarrapadas de que "precisam".

Entram numa bola de neve em empréstimos e cartões de crédito e ficam atoladas até o pescoço.
Pare imediatamente! Se realmente quer sair desta situação.

Ore a Deus, peça uma ajuda do alto, diga ao Senhor que você quer mudar, que quer pagar tudo o que você deve e não contrair mais dívidas.
Faça uma lista de todos os seus credores, da dívidas que deixou de pagar.
Analise a sua situação atual.

Pare com empréstimos, cartões de créditos e prestações.
Veja o que você possui, se existe algo que você possa vender e decida pagar uma conta por mês.
Estabeleça um plano de prioridades.

Você não pode deixar de comer. Na postagem anterior há uma dica pra você analisar a sua situação.
Alimentação, bebida, moradia é essencial...
As outras contas você pode deixar de pagar, por enquanto...

Em se tratando de muitos empréstimos, o melhor seria analisar o total da sua dívida. Procurar uma ajuda e ver, se, talvez um único empréstimo dentro daquilo que você pode pagar e se livrar de muitas contas que passam do seu limite, acima das suas condições.

É preciso dizer Não, a compras a prazo, a empréstimos, a créditos facilitados.
As pessoas se deixam seduzir pelo consumo, e não analisam as suas condições.

Considere também um aumento nos seus rendimentos, uma mudança de emprego, uma renda extra, algo a mais para suprir suas necessidades básicas.

"FIQUE SATISFEITO COM AQUILO QUE VOCÊ TEM"

Você não precisa Ter o que os outros têm, nem precisa provar nada para ninguém, nem se mostrar pra ninguém. Seja você mesmo e viva de acordo com suas posses.
Vive mais feliz aquele que não tem dívidas nem credores batendo na porta.

Considere uma mudança radical de vida, mude seus hábitos com relação ao dinheiro.

Fica este versículo para meditação:

"Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade! Se for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo pra você."
Salmos 128:1,2



Comentários